Professores municipais de Colombo encerram greve

Depois de dois dias de paralisação, professores e funcionários da rede municipal de ensino de Colombo devem retornar ao trabalho nesta sexta-feira (10), fazendo com que as aulas possam ter início, o que deveria ter acontecido na última quarta-feira (8).

A decisão de voltar ao trabalho aconteceu após reunião com a administração municipal na manhã desta quinta-feira (9). Durante o encontro, a Prefeitura Municipal de Colombo se comprometeu a atender a maioria das 19 reivindicações dos trabalhadores.

“Percebemos a boa vontade da administração em negociar e, por isso, suspendemos a greve, pelo menos por enquanto. Já alinhavamos várias propostas para atender os nossos pedidos, como o restabelecimento do repasse sindical e o reajuste de 22% para educadores e 10% para professores”, conta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Colombo (APMC), Claudinei Duarte de Lima. Os pontos de pauta que ficaram de fora desta primeira reunião serão discutidos em um segundo encontro, a ser realizado no próximo dia 17.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Esporte do município, Alcione Luiz Giaretton, somente três reivindicações ficaram de fora desta primeira negociação, pois “não tem como resolver alguns assuntos de imediato”.

O principal pedido que será discutido na próxima semana é a recomposição salarial dos funcionários devido a perdas salariais históricas. “Apesar de ser uma pendência de gestões anteriores, decidimos assumir o compromisso de resolver esse assunto e estamos fazendo um estudo para definir qual será a estratégia para atender essa demanda”, explica.

Após a reunião do dia 17, os trabalhadores devem fazer uma nova assembleia para analisar as propostas apresentadas pela administração municipal, que ficou marcada para o dia 25.

Enquanto isso, Lima garante que professores e funcionários estão em “estado de alerta”, não descartando, portanto, uma nova greve, dependente do resultado da reunião com a Prefeitura no dia 17.