Campanha de impacto

“Pegadinha” sobre privatização de pista de skate em Curitiba foi ação planejada

Flagra divulgado na internet mostra a placa informando da privatização da placa. Fake!
Flagra divulgado na internet mostra a placa informando da privatização da placa. Fake. O QR code foi borrado pela reportagem da Tribuna! Foto: Reprodução/ Twitter / Nicolas França.

Está explicado! Aquela placa que foi colocada em uma pista de skate no Parque Ambiental, no Alto da XV, em Curitiba, fazia parte de uma ação contra a privatização de locais públicos. A placa dizia que a praça seria privatizada e que os custos para utilização estavam em um QR code abaixo. A ação preocupou moradores e gerou muita repercussão negativa nas redes socais.

A ação foi realizada pela Federação dos Trabalhadores de Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR), que através das placas buscou debater e conscientizar a sociedade sobre esta questão da privatização de locais que a população utiliza no dia a dia. 

LEIA TAMBÉM:

>> Pista de skate alvo de “piada de mau gosto” será reformada em Curitiba

>> Cenário de fotos, “Rua do outono” em Curitiba valoriza imóveis na região

A ação!

Para o lançamento da Campanha Nacional Contra a Privatização, uma ação foi organizada em um bairro de Curitiba. Em uma manhã de domingo, frequentadores se depararam com pistas de skate, quadras e praças fechadas por faixas. Junto, uma placa informando que o local havia sido privatizado – e que agora seria necessário pagar para utilizar o espaço. 

“Do dia para a noite, algo que era benéfico e gratuito para todo mundo passa a ter uma etiqueta de preço para benefício de poucos. É um exemplo simples, com o qual queremos chamar a atenção sobre quem ganha e quem perde com isso, criando um paralelo com todas as privatizações que aconteceram e estão acontecendo”, explicou Deonísio Schmidt, presidente da Fetec-CUT-PR. A Federação acredita que, para esse debate ser democrático, toda a sociedade precisa ter acesso à informação de forma simples e digital.

A campanha tem forte apelo regional, já que diversos ativos estratégicos do Paraná estão sob ameaça de privatização, como Copel e subsidiárias da Petrobras, e abrangência nacional, pelo fato de os bancos públicos – Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNDES – e tantas outras empresas públicas serem essenciais para o país inteiro. 

Prefeitura anuncia reforma na pista de skate

Nas redes sociais, a ação caiu como uma bomba e já provocou mudanças. Diversos perfis postaram fotos marcando e questionando a Prefeitura de Curitiba, que teve de se posicionar e anunciou melhorias na pista de skate do local. “É isso que buscamos: pressão popular para que os serviços públicos sejam cada vez melhores, com tarifas acessíveis, servidores qualificados e sistemas de gestão e compliance aperfeiçoados”, explica Deonísio Schmidt.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.