E aí, como fica?

Paredão em Matinhos pode impactar shows do Verão Maior? Estado avalia

paredão de areia em matinhos
Foto: Prefeitura de Matinhos

Nesta terça-feira (21/10), o Governo do Paraná deve anunciar a programação do Verão Maior 2025/2026. Com shows programados para serem realizados em Matinhos, os impactos da ressaca registrada no início do mês são avaliados pelo Estado.

Em 8 de outubro, a Praia Brava amanheceu visivelmente transformada. Ventos de até 60 km/h colaboraram para a formação de um paredão de areia de até dois metros de altura.

Assim que a maré baixou, a Prefeitura de Matinhos deu início ao trabalho de terraplanagem e manutenção de toda região. Até o momento, a situação ainda não foi completamente normalizada. Porém, segundo o governo, não há nenhuma mudança na programação devido ao ocorrido.

Orla foi revitalizada recentemente

A área afetada passou, recentemente, por um amplo processo de revitalização. Em 2022, o governo do Paraná concluiu a obra de alargamento da orla de Matinhos, uma das maiores intervenções costeiras do Sul do país. A faixa de areia foi ampliada em até 100 metros ao longo de 6,3 quilômetros de extensão, entre o Canal da Avenida Paraná e o Balneário Flórida.

Em nota, o Instituto Água e Terra (IAT) afirmou que o paredão registrado este mês trata-se de um fenômeno natural, de movimento da areia, que ocorre também em praias que não passaram pelo processo de engorda.

Anteriormente, o secretário municipal do Meio Ambiente, Sérgio Cioli, também afirmou que, antes mesmo da obra, a região entre o Sesc Caiobá e o Pico de Matinhos já havia registrado o mesmo fenômeno. Porém, conforme o secretário, em época de resseca, o mar avançava até o calçadão.

“Se não tivéssemos essa obra, em uma ocasião como essa, nós teríamos essa água batendo nas casas, residências, comércio, enfim. Aí seria uma coisa um pouco mais crítica”, alegou.

Segundo o IAT, embora a obra esteja concluída e entregue ao município, que passou a ser responsável pela manutenção do local, o instituto segue monitorando a região. Em nota, o órgão afirmou que, até o momento, não foi constatada nenhuma anormalidade.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna