Vacinação

Paraná já recebeu mais de 1 milhão de doses contra a covid-19; lote com 148 mil é distribuído no estado

Vacinas de Oxford/Atrazeneca contra a covid-19
Vacinas de Oxford/Atrazeneca contra a covid-19. Foto: Gilson Abreu/AEN

Um novo lote de vacina contra a covid-19 chegou na terça-feira (9), no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. São 148.600 doses da Coronavac, imunizante desenvolvido pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Com isso, o Paraná já contabiliza 1 milhão e seis mil vacinas recebidas. A distribuição do material para as 22 Regionais de Saúde já deve ocorrer nesta quarta-feira (10). 

LEIA MAIS – Quase 1.300 pessoas esperam por um leito covid-19 no PR; fila não deve acabar tão cedo, alertam autoridades

Até esta terça, 413.611 paranaenses já tinham sido imunizados. Das vacinas, foram 265.600 no primeiro lote, 39.600 no segundo lote, 147.200 no terceiro lote, 64.800 no quarto lote e 146.800 no quinto lote da Coronavac, e 189.000 doses da Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. Com as novas doses, o Estado dá continuidade à aplicação nos públicos prioritários, seguindo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, na mesma linha do Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

Compra de vacinas

Além das vacinas que são cedidas pelo governo federal, prefeituras se mobilizam para efetivar compras das doses. Em Curitiba, o prefeito Rafael Greca, encaminhou nesta quarta-feira, dois projetos de lei para a Câmara Municipal de Curitiba. O primeiro autoriza Curitiba a comprar vacinas por meio do consórcio da Frente Nacional de Prefeitos. O segundo, trata da compra de vacinas diretamente pela prefeitura de Curitiba.

LEIA MAIS – “Aflição, dor e sentimento de enxugar gelo”, desabafa Rafael Greca. Lockdown não é descartado

“Deus nos valha e nos permita encontrar os estoques necessários para despendemos nossos R$ 100, R$ 200 milhões que sejam necessários para imunizar essa cidade inteira”, disse o prefeito, em vídeo divulgado nas redes sociais, nesta quarta-feira.