De surpresa

Paralisação no Restaurante Universitário da UFPR deixa estudantes sem almoço

Paralisação dos funcionários do RU pegou estudantes da UFPR desprevenidos. Foto: Gerson Klaina

Funcionários do restaurante universitário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pararam as atividades desta segunda-feira (16) em Curitiba. O motivo, conforme apurou a Tribuna do Paraná, foi uma divergência no pagamento dos vales alimentações dos trabalhadores. Uma reunião está marcada para ver o que pode ser feito para normalizar a situação.

A paralisação, segundo a UFPR, afeta os quatro restaurantes universitários da capital e ao todo são servidas, em média, 10 mil refeições por dia aos estudantes. No meio da manhã, faixas e cartazes foram colocados em frente aos chamados RUs. No restaurante central, que fica na Rua Amintas de Barros, ninguém quis se manifestar sobre a greve.

No local, alguns estudantes da instituição contaram à Tribuna que a empresa responsável pelo serviço do RU, que é terceirizada, cortou parte do vale alimentação dos funcionários. “Todo mundo foi pego de surpresa. Não tinha nenhuma articulação disso ainda, mas com certeza a situação destes funcionários está complicada”, explicou um dos estudantes, sem se identificar.

Os funcionários continuaram com as atividades paralisadas e, ainda na tarde desta segunda-feira, uma reunião deve ser feita. Além dos funcionários, devem participar do encontro representantes do Sindicato dos Empregados.  A instituição espera uma negociação seja feita e que as atividades voltem ao normal o mais breve possível.