Finalmente

Obras em cruzamento perto de shopping serão finalizadas após 5 anos

Obra no cruzamento da Konrad Adenauer e Dante Angelote vai proporcionar maior fluidez no trânsito. Foto: Eduardo Luiz Klisiewicz

Uma das obras de contrapartida da construção do Jockey Plaza Shopping está finalmente perto de sua conclusão. Mesmo com a inauguração do centro comercial, em meados de 2019, o cruzamento da Rua Konrad Adenauer com a Dante Angelote ficou pendente e precisou de uma grande adaptação devido a imbróglio judicial envolvendo os moradores e comerciantes da esquina.

A obra é de responsabilidade do shopping, que também teve que lidar com a briga nos tribunais.

+ Leia mais: Curitiba tem alerta para tempestade nesta terça-feira: chuva, vento e granizo

Em 2018 a Tribuna foi até lá e preparou um conteúdo especial, contando sobre a briga prevendo que a solução para o problema demoraria. E, de fato, foram pelo menos cinco anos desenrolando a questão na Justiça.

Por fim, nos últimos meses, as obras de conclusão do cruzamento foram retomadas após a demolição dos imóveis em questão.

+ Veja também: ‘Rua do descaso’ na Grande Curitiba coleciona buracos, poeira e acidentes, denunciam moradores

Algumas vias da região foram totalmente remodeladas para dar mais fluidez ao trânsito na saída e chegada dos moradores do bairro e eventuais frequentadores do shopping. No projeto inicial, a Konrad Adenauer teria ligação direta com a Rua José Zgoda, que compõe o binário das trincheiras que ligam o Bairro Alto ao Bacacheri.

Trecho com o novo desvio. Foto: Google Maps

E aí, Jockey Plaza

Pedimos à administração do Jockey Plaza Shopping um posicionamento sobre a obra. Eles enviaram uma nota oficial com mais detalhes de todo o processo:

“As obras na Rua Konrad Adenauer não foram finalizadas devido a prefeitura não ter entregado o terreno em questão desocupado. Com a desocupação feita pela prefeitura, em dezembro de 2023, o grupo responsável pelo Jockey Plaza Shopping iniciou a finalização das obras.

Durante a construção do Jockey Plaza Shopping até a sua inauguração, em 2019, foram realizadas todas as obras exigidas pela prefeitura no entorno, como duplicação, asfaltamento e completo sistema de águas pluviais nas ruas Konrad Adenauer e Dante Angelote. Também, para estas vias, a construção de duas pontes, paisagismo, calçadas e ciclovias que eram inexistentes. Por toda a extensão das obras na rua Konrad Adenauer, foram instalados 1,7 km de fibra ótica, além de iluminação pública e pontos de ônibus.

Na Av. Victor Ferreira do Amaral e Konrad Adenauer, as duas principais vias de acesso ao shopping por veículos e pedestres, foi feita a construção dos canteiros centrais, calçadas e revitalização da esquina de encontro destas vias. E ainda na Victor, a reforma e alargamento de pistas, adaptação do retorno, nova pavimentação, calçadas, semáforos e sinalização urbana.

Em todas estas obras, o empreendimento investiu R$ 22,5 milhões. Além da execução das obras, o Jockey Plaza Shopping investiu na compra de um certificado de potencial construtivo, no valor de R$ 38,6 milhões pago ao município, para ser investido na região”.