Pedindo segurança

Motoristas e cobradores vão parar por uma hora

Todos os ônibus devem parar amanhã, entre às 9h e 10h, quando motoristas e cobradores farão uma manifestação na Praça Rui Barbosa, no Centro, e no terminal Alto Maracanã, em Colombo. O objetivo é chamar a atenção para os pedidos de segurança que a categoria faz, sem resposta, desde o ano passado. O horário foi escolhido para não afetar a entrada nas escolas e o início do trabalho no comércio.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Cobradores e Motoristas de Ônibus de Curitiba e Região (Sindimoc), Anderson Teixeira, os profissionais estão preocupados com a violência. Na semana passada, uma cobradora da estação-tubo Fanny foi estuprada, e, no domingo, o cobrador Osaias Caldeira da Silva, 31 anos, foi morto.

O sindicato também relata casos de profissionais baleados e agredidos em roubos, nos últimos meses. Anderson ressalta que, dos cerca de 6 mil profissionais que atuam na grande Curitiba, 10% estão afastados por estresse ou síndrome do pânico. A média de roubos a motoristas e cobradores no ano passado, segundo o Sindimoc, foi de 218 por mês.

Policiais

Até 2010, a Polícia Militar mantinha policiais disfarçados nas linhas mais visadas. O trabalho, segundo o presidente do Sindimoc, fez o número de crimes reduzir. Anderson quer que as autoridades repensem nesta ou outra medida para tornar o transporte coletivo mais seguro. Por enquanto, o Sindimoc pede que os trabalhadores sigam à risca os conselhos das polícias: não reagir, tentar se manter calmo, entregar o que o marginal pedir e manter o volume maior de dinheiro no cofre.