De braços cruzados

Motoristas e cobradores param em protesto contra a violência

Motoristas e cobradores de Curitiba e região metropolitana realizaram na manhã desta quarta-feira (29) uma manifestação para pedir maior segurança aos profissionais da categoria. O movimento aconteceu na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, e no terminal do Alto Maracanã, em Colombo. Ônibus voltaram a circular após as 10h, conforme previsto pelo Sindimoc.

A manifestação de hoje foi motivada em razão da violência enfrentada pela categoria diariamente. Na semana passada uma cobradora foi estuprada e, no último domingo, um cobrador foi assassinado por não ter dinheiro para dar ao assaltante em Colombo, na região metropolitana. “A violência nesses assaltos está cada vez maior. Temos registros de 220 assaltos por mês. Isso já representa mais de 1000 assaltos em 2013”, ressaltou Anderson Teixeira, presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc).

Segundo Anderson Teixeira, a paralisação de uma hora aconteceu também em outros lugares da Região Metropolitana de Curitiba. “Temos informações de Fazenda Rio grande, Colombo, Campo Largo, além da Praça Rui Barbosa”, disse.

Trânsito

Quem precisar trafegar pela região central de Curitiba deve ficar atento, pois a maioria dos motoristas e cobradores envolvidos com a manifestação estavam se concentrando na Praça Rui Barbosa e no terminal Guadalupe. Mesmo com o fim do movimento, o trânsito segue complicado.

Ruas próximas de terminais também registraram trânsito lento. No bairro Portão, uma fila de biarticulados formou-se na canaleta.