De olho no céu

Medo da chuva? Prefeitura de Curitiba vai investir mais R$ 3 milhões para evitar alagamentos

alagamento portao
Foto: colaboração.

O prefeito em exercício Eduardo Pimentel assinou, nesta terça-feira (31), decreto que estabelece crédito suplementar para reforçar o orçamento do município destinado às obras e intervenções para a prevenção de alagamentos na cidade. O reforço nos recursos voltados à infraestrutura de drenagem da cidade é de R$ 2.966.338,54 e será investido em obras de saneamento, proteção, recuperação ambiental, contenção de erosão e recuperação de margens e bacias hidrográficas, que serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

“Trata-se de um importante acréscimo orçamentário nas ações que são realizadas pela Prefeitura de Curitiba para tornar a cidade cada vez mais resiliente aos efeitos das chuvas intensas provocadas pelas mudanças climáticas. Será investido em ações nos bairros que vão assegurar benefícios no dia a dia dos cidadãos”, diz Eduardo Pimentel.

LEIA TAMBÉM:

>> Pastelaria Brasileira fecha para inaugurar loja enorme ainda em fevereiro em Curitiba

>> Homem é baleado perna e socorrido às pressas em posto de gasolina em Curitiba

Transbordamentos

Curitiba é uma cidade cortada por vários rios e córregos. O montante vai se somar aos recursos que vem sendo investido na construção e manutenção das estruturas necessárias para minimizar o impacto das altas precipitações. De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, serão intervenções de macrodrenagem e microdrenagem, além de serviços que aumentam a capacidade de rios e córregos contra transbordamentos e ajudam a rede a suportar altos volumes pluviométricos.

“Estamos atuando em vários pontos da cidade a partir de uma programação de intervenções com obras de micro e macrodrenagem, mas também a partir da demanda das pessoas, com ações que melhoram o dia a dia do cidadão. O crédito suplementar será fundamental para avançarmos nestas ações”, avalia Rodrigues.

Contra Cheias

A Prefeitura de Curitiba desenvolve o programa Curitiba Contra as Cheias, executado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, através do Departamento de Pontes e Drenagem, para prevenir e oferecer mais proteção à cidade contra os danos causados por alagamentos. O programa amplia a capacidade de escoamento das águas pluviais com serviços, obras e manutenções de macrodrenagem por toda a cidade.

Desde 2017 foram concluídas 29 grandes obras de macrodrenagem e outras 5 estão em andamento. Também para reduzir os impactos das fortes chuvas são realizados serviços constantes em galerias, canalizações, perfilamento de rios, reservatórios de contenção de cheias e limpeza de rios e córregos.

São 8.301 serviços concluídos desde 2017 para minimizar alagamentos tais como execução de contenções em concreto ciclópico, eucalipto, tubos e muros de arrimo, limpeza e desassoreamento de canais, córregos, fundos de vale, rios e valas de drenagem, limpeza e desobstrução de caixas de captação e de galerias, implantação de alas, caixas de captação, de ligação e de queda, e de galerias, manutenção, substituição e relocação de caixas de captação, de ligação e de queda, galerias e taludes, sondagens de caixas de captação e de galerias de águas pluviais. 

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.