Tudo travado!

Manifestação de alunos da UFPR bloqueia trecho da Avenida das Torres

Foto: Ocupa UFPR.

Uma manifestação de estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) bloqueou a Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) e atrasou muita gente no começo da manhã desta quarta-feira (9). Os jovens protestam contra a reforma no Ensino Médio e a PEC do Teto de Gastos.

O protesto começou por volta das 7h. Com vários cartazes, os jovens bloquearam o sentido Centro de Curitiba da Avenida e lá ficaram por, aproximadamente, uma hora.

Usando gritos de guerra contra o presidente Michel Temer e as decisões polêmicas, os estudantes não permitiram que nenhum veículo passasse enquanto estavam por ali. Entre os gritos, o que eles mais diziam, como alerta, era “Um, dois, três, quatro cinco mil, ou para essa PEC ou paramos ou Brasil”.

A manifestação irritou motoristas que precisavam chegar ao trabalho e também àqueles que chegavam de viagem pela manhã, já que a Avenida das Torres é a principal ligação com o aeroporto e com rodovias importantes. Depois de quase uma hora, os jovens liberaram o trânsito.

Motivo do protesto

A manifestação teve o mesmo motivo das outras já feitas pelos estudantes, que – segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seed) – ainda ocupam 20 escolas em todo o Paraná. Os jovens protestam contra a Reforma do Ensino Médio e também, no caso dos universitários, contra a PEC 241 ou PEC 55, conhecida como PEC do Teto de Gastos. Isso porque a Proposta de Emenda Constitucional pretende limitar o crescimento das despesas do governo brasileiro e, conforme os jovens, afetaria as universidades também, diretamente.