Vida marinha

Litoral Paranaense tem visitantes direto do fundo do mar durante o inverno

piguins litoral
Foto: LEC / UFPR.

Enquanto no verão o litoral paranaense fica lotado de curitibanos, a temporada de inverno tem visitantes direto do fundo do mar. Pinguins, lobos marinhos e baleias podem ser vistos nas águas ao longo dos próximos meses. Isso porque as espécies migratórias de aves e mamíferos marinhos fazem uma parada por lá em busca de água mais aquecida e um lugar para deixar os filhotes.

Este é o alerta feito pelo Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná. Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias de Pontal do Paraná e de todo o litoral, a orientação é acionar a equipe pelo telefone 0800 642 3341 ou pelo WhatsApp 41 9 92138746. Já em caso de animais vivos, a recomendação é evitar mexer no animal e não dar comida. Animais domésticos não devem interagir com os animais marinhos.

LEIA TAMBÉM:

>> Banco explode na madrugada e assusta cidade do interior do Paraná

>> Conta de luz fica 10% mais cara no Paraná a partir deste sábado

Os pinguins-de-Magalhães, por exemplo, chegam na costa paranaense durante o inverno. Eles vêm da Patagônia Argentina e Chilena e deixam as colônias reprodutivas e nadam em uma viagem de cerca de 4.000 km até o litoral brasileiro em busca de alimento.

Já entre as aves voadoras, há espécies que costumam migrar entre diversas regiões oceânicas. Algumas atravessam o hemisfério anualmente de norte a sul, ou de sul a norte. Nesta época do ano no Paraná, a Família Procellariforme é a espécie frequente da região.

Seguindo as variações climáticas e na busca por alimento, lobos marinhos também se deslocam para a costa brasileira no inverno. As duas espécies mais comuns são: lobo-marinho-do-sul (Arctocephalus australis) e lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis).

Outro grande mamífero que pode ser flagrado é a baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae). Ela sai de regiões de águas Antárticas para regiões mais quentes onde se reproduz e dá à luz aos filhotes.

No final de maio, uma baleia-jubarte foi vista na região.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.