Melhorias no busão

Linhas metropolitanas de Fazenda Rio Grande passarão por mudanças

Foto: Divulgação COMEC

Linhas de ônibus metropolitanas, que circulam entre Curitiba e Fazenda Rio Grande, passarão por mudanças a partir desta quarta-feira (29). Segundo a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a linha F02-Ctba/Fazenda passará a utilizar a estação nova da PUC e a linha F03-Fazenda (Direto) vai reduzir seu trajeto em cerca de 500 metros, o que permitirá diminuição no tempo de deslocamento no sentido Curitiba.

“Estas operações são resultado do trabalho conjunto entre Comec e Urbs”, diz o diretor de Transportes da Comec, Marcos Scheremeta, ao explicar que elas fazem parte do protocolo de intenções assinado no dia 16 de janeiro pelo governador Beto Richa e prefeito Rafael Greca, para implantação do novo sistema metropolitano de transporte integrado de passageiros.

A linha F02-Ctba/Fazenda tem cerca de sete mil usuários/dia e passará a utilizar a estação nova da PUC. Até então, a linha usava a estação antiga da universidade. Para atender os passageiros será instalado um validador do sistema de bilhetagem metropolitano, que terá catraca exclusiva. Assim, nesta estação tubo, os usuários poderão pagar a tarifa com dinheiro ou cartão (metropolitano ou Urbs).

Direto

A linha F03-Fazenda (direto) vai reduzir o tempo de deslocamento em cerca de cinco minutos em função da diminuição em 500 metros no acesso ao Terminal Pinheirinho. Quando saía de Fazenda Rio Grande e chegava em frente à Pluma, o ônibus precisava virar à direita, na rua Izaac Ferreira da Cruz, para passar sob a Linha Verde e acessar a canaleta para ir até o Terminal Pinheirinho. Com a mudança, o ônibus acessará o Terminal Pinheirinho diretamente da Linha Verde para a via rápida (rua André Ferreira Barbosa), através da rua Manoel Soares de Lima.

A F03-Fazenda (Direto) tem cerca de 18 mil passageiros/dia. “A redução de cinco minutos é significativa porque, no horário de pico, esta linha tem partida de Fazenda Rio Grande a cada três ou quatro minutos”, diz Scheremeta ao explicar que, no entorno da Pluma, há congestionamento no trânsito. “Com os 16 ônibus que atendem esta linha reduzindo o tempo de deslocamento, os usuários terão um ganho significativo na agilidade”, afirma.