Um vídeo, um sentimento, um pedido de socorro. Ao ver que o sonho de uma vida poderia virar um pesadelo, o dono de um gastrobar em Curitiba “chutou o balde da vergonha” e pôs todo o seu sentimento numa postagem no perfil de sua empresa, a Smoke and Fire Steakhouse. O objetivo: salvar o negócio que é responsável pelo sustento de sua família da falência.

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A gravação, em forma de apelo, faz o seguinte questionamento: “Enquanto tantos outros lugares (de qualidade duvidosa) cheios, lotados, a gente aqui assim (vazio). E tem se repetido muito isso! Chega a ser desesperador, nenhum cliente chegando na porta, e as dívidas acumulando cada vez mais. Queríamos saber no que estamos errando, queríamos saber o que podemos fazer”. desabafou Gustavo Palivoda, 29 anos, formado em gastronomia pela PUC, proprietário do estabelecimento, que tem um cardápio que vai de hambúrgueres artesanais a pratos e petiscos autorais.

Veja o vídeo!

O empresário, que já tem boa experiência no ramo, diz não entender o porquê da situação ter chegado a esse ponto. “Temos um cardápio chamativo, valores super dentro da realidade, proposta diferenciada de cardápio, tudo com muito sabor, atendimento sendo elogiado sempre. Mas as mesas ficam vazias”, lamentou.

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Depois de descartar a ideia recorrente de seus seguidores para contratar influencers (“já tentamos, e o resultado foi zero”) ele pediu ajuda. “Aqui fica nosso convite: você que já veio e gostou, comenta aqui o que você mais gostou. Você sempre será muito bem vindo. E se você ainda não veio, venha nos conhecer! A casa é simples, mas nunca irá faltar bom atendimento, boas bebidas e pratos saborosos”.

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Será que o bom e velho “boca a boca” vai salvar a “Smoke”? Nós fomos atrás do empresário para conhecer mais sobre a história do estabelecimento, além de tentar entender como “chegamos até aqui”.

Pra sair do sufoco

A história completa do Gustavo e seu empreendimento está contada logo abaixo, no próximo intertítulo. A postagem do vídeo tem por objetivo, por óbvio, atingir o máximo de pessoas possível. Na era das redes sociais, um “viralzinho” vai muito bem pra qualquer negócio. Por enquanto, a reação foi tímida. “Na quarta, quando postei, vieram pessoas que já são clientes, dizendo que queriam ajudar. Na quinta foram umas cinco meses de gente nova – bem melhor do que vínhamos registrando”, contou.

O cardápio da casa é muito bonito e, pelas descrições e imagens, parece oferecer boas e saborosas opções. “Estamos com expectativa pra hoje e amanhã, que o pessoal costuma se arrumar e sair de casa. Precisamos que as pessoas conheçam nossa história, porque temos esse nome, porque nossos molhos são diferentes. É uma chance das pessoas provarem e se apaixonarem”, disse.

Gustavo acredita que esta é uma das últimas tentativas. “Pensamos muito esse ano, as dívidas se acumularam e ficamos pensando se realmente vale a pena, encontrar a luz no fim do túnel. A gente acredita muito e espero que a gente consiga sair dessa situação, pois nosso produto é muito bom”.

Nas redes sociais o caso ganhou repercussão, fazendo inclusive o empresário repensar algumas das estratégias. “Foram várias ideias dos clientes e internautas, que estamos internalizando para aproveitar da melhor maneira possível”, finalizou.

Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná

Luta por um sonho

A história da Smoke and Fire é marcada por superação e desafios, conforme narrado por seu fundador, Gustavo. O nome, que se traduz como “fumaça e fogo”, tem uma origem pessoal. Durante seus estudos de gastronomia na PUC, Gustavo ficou conhecido por cozinhar de forma que enchia a cozinha de fumaça. Ele se inspirou no chef Francis Mallmann, que utiliza o fogo para tostar seus preparos. Essa característica gerou o apelido de “fogo e fumaça”. O nome da marca, “Smoke and Fire”, foi sugerido por uma colega por ser mais foneticamente harmônico.

Gustavo começou a cursar gastronomia por hobby, enquanto estudava Física na UFPR. Ele gostava de cozinhar para os outros e ver a satisfação das pessoas ao comerem sua comida. No início de sua jornada, ele fundou uma startup chamada Rock Chef, um aplicativo de personal chef. Para financiar seus estudos e a startup, ele começou a vender hambúrgueres e molhos que criou com bebidas alcoólicas (e que fizeram sucesso logo de cara). Incansável, após o fim da startup, ele trabalhou em diversos lugares na área de gastronomia, formou-se em marketing e fez um MBA em gestão de negócios.

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Em 2020, em plena pandemia, Gustavo e sua esposa e sócia, Eloisa Quirino Fascio, com quem está há 10 anos, decidiram focar inteiramente na Smoke and Fire. Eles começaram a operar em uma garagem alugada, oferecendo um cardápio 100% focado em delivery, com sanduíches e hamburgueres. A produção totalmente artesanal e os molhos “diferentões” chamaram a atenção dos clientes e rapidamente caiu no gosto da vizinhança.

Após o sucesso inicial, eles se mudaram para uma vila gastronômica em 2021, buscando crescimento e a consolidação da marca. Durante dois anos e meio na Souk eles cresceram e abriram outra loja no mesmo espaço, mas perceberam que a maior parte da clientela frequentava o lugar por causa do ambiente da vila, não pela marca. Aos poucos os resultados não foram como eles esperavam.

A oportunidade de abrir uma unidade dentro do Park Shopping Barigui surgiu por meio de um convite após a participação em um festival de rock. Durante as obras do novo setor de alimentação do centro comercial, o espaço reservado para a loja diminuiu, forçando a uma reestruturação no modelo de negócio, o que não se revelou vantajoso para a Smoke. Então vieram as dívidas – contraídas também para construção do novo espaço – e a necessidade de “ajeitar a casa”.

Durante esse processo, uma nova unidade foi aberta no bairro Hauer, onde a família mantinha raízes. O problema é que um novo desafio se apresentou. Posteriormente à locação e toda a reforma, feita graças à ajuda da família, descobriu-se um histórico muito ruim naquele ponto comercial, o que deixou o desafio ainda maior.

Apesar das dificuldades, a família continua se dedicando ao negócio, com Gustavo e sua esposa à frente de todas as operações, incluindo a parte administrativa.

Serviço

Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná

A Smoke ‘n’ Fire fica na Rua Irmã Flávia Borlet, 515 – Hauer. O perfil do restaurante no Instagram é @smokenfiresteakhouse. Por lá é possível conhecer o cardápio e fazer pedidos online. O funcionamento é de quarta a sábado, das 18h às 23h.

A casa oferece promoções de happy hour, com chope e caipirinha em dobro e descontos de até 30% em drinks autorais, além de petiscos e sanduíches com preços menores durante o período.