Prática criminosa

Homem grava vídeo e quase é atropelado por trem em Morretes; assista

linha do trem
Trilhos do trem, na região de Curitiba. Foto ilustrativa: Rodrigo Cunha/Tribuna do Paraná

Um vídeo postado nas redes sociais de Genildo Carvalho, secretário de governo da prefeitura de Araucária, região metropolitana de Curitiba, mostra o momento em que ele quase é atropelado por um trem em Morretes, Litoral do Paraná. As imagens destacam Carvalho tendo que se segurar nas vigas de uma ponte, logo após um túnel na linha férrea.

No vídeo, Carvalho narra como atravessar a ponte e o que se deve fazer se o trem aparecer. No momento em que ele está no meio da ponte, o trem chega, o secretário corre e se segura numa viga lateral para não ser atropelado. Carvalho continua a filmagem mesmo com o trem passando sobre a ponte.

LEIA TAMBÉM:

>> Bairro “queridinho” de Curitiba é o mais pesquisado na compra do primeiro apê

>> Prestes a completar 40 anos, tradicional shopping de Curitiba anuncia 10 novas lojas

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Genildo Carvalho (@genildocarvalhopr)

Segundo o Corpo de Bombeiros, a prática não é recomendada, é perigosa e pode configurar crime, com pena de reclusão.

“Sobre a questão do trânsito em linha férrea, constitui sim uma prática de risco. Pode acabar culminando em algum tipo de acidente e não é recomendado. Além disso, o Artigo 260 do Código Penal – ​​Decreto Lei 2.848/40 prevê pena de reclusão, em caso de resultar em desastre”, informa a capitã Keyla Karas, da Comunicação Social do Corpo de Bombeiros do Paraná.

O Artigo 260, mencionado pela capitã Keyla Karas, diz que a pena por impedir ou perturbar serviço de estrada de ferro, se do fato resulta desastre, é de “reclusão, de quatro a doze anos e multa”.

Em contato com a Tribuna Carvalho explicou que é experiente em trilhas, que o contato com a natureza se intensificou na pandemia, depois de sofrer com caso grave de covid-19, e que, de forma nenhuma, pretendeu incentivar qualquer pessoa a caminhar pelos trilhos. Segundo ele, a intenção foi alertar sobre o risco de caminhar naquele trecho da Serra do Mar.

“Muita gente passa por aquele caminho. Já encontrei vários grupos fazendo montanhismo, inclusive naquele dia. Quando resolvi filmar, era para dar um alerta sobre o que fazer, se o trem aparecer. O inusitado foi que o trem realmente veio naquela hora. No próprio vídeo eu já começo dando o alerta”, disse Carvalho.

Ainda conforme o secretário de governo, quando sentiu a sensação do trem se aproximando, com a vibração dos trilhos, ele foi logo se proteger. “Eu corri para o local mais seguro que podia. De forma nenhuma quero incentivar ninguém a fazer isso. Inclusive vou solicitar a colocação de uma placa, ali, indicando que o caminho é proibido”, apontou.

Mas Carvalho admite que colocou a vida em risco. “Sim, acabei me colocando em risco sem querer. Jamais imaginei que o trem passaria naquele momento. Já tinha passado um trem antes. Eu fui mostrar o risco de andar na ponte. Era o meu propósito”, contou.

Para finalizar, o secretário explicou que só planejava compartilhar o vídeo com as pessoas mais próximas, com os amigos. Que não imaginava tanta repercussão. “Não achei que fosse chegar tão longe. Mas, como chegou, espero que as pessoas recebam o meu alerta. Que não se arrisquem. Tudo na vida tem um propósito, o vídeo ter se espalhado pode significar ter salvado uma vida”, disse.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.