O alívio no calorão esperado pelos paranaenses e curitibanos finalmente está chegando: uma frente fria se aproximou do Paraná e do Sul do Brasil neste fim de semana e, a partir desta segunda-feira (10), as temperaturas devem cair, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar). A diminuição das temperaturas em Curitiba e outras cidades do estado ocorre depois de duas semanas extremamente quentes, com cidades atingindo recordes de calor.

continua após a publicidade

Neste domingo (09) as temperaturas ainda foram altas em todo o estado, com recorde de temperatura em nove municípios:

  • Altônia: 38,4°C
  • Apucarana: 33,2°C
  • Cerro Azul: 39,2°C
  • Fernandes Pinheiro: 33,8°C
  • Lapa: 33,0°C
  • Londrina: 36,0°C
  • Ponta Grossa: 33,4°C
  • Santo Antônio da Platina: 35,8°C
  • Umuarama: 36,9°C

Uma chuva intensa no fim da tarde e início da noite deste domingo ajudou a refrescar Curitiba e região metropolitana. A capital paranaense registrou máxima de 32,2ºC.

“Na segunda-feira as temperaturas máximas entrarão em declínio inicialmente nas áreas mais ao Sul e Leste do Estado. Ao longo da semana essa redução alcançará os demais setores do Paraná”, afirma a meteorologista do Simepar, Júlia Munhoz.

Quando acaba o calor em Curitiba

continua após a publicidade

Para os curitibanos que desejam um alívio nas altas temperaturas, a notícia é boa. Nesta segunda-feira (10), a previsão do Simepar indica máxima de 22ºC e mínima de 18ºC. Os dias mais quentes na cidade devem ser na terça (11) e quarta-feira (12), quando a máxima atinge 25ºC.

A semana em Curitiba também deve ser chuvosa. Apenas na sexta-feira (14) não há previsão de chuva, conforme informações do Simepar.

Frente fria chega ao Paraná depois de quase onda de calor no feriado de Carnaval

continua após a publicidade

Do dia 26 de fevereiro até a terça-feira de Carnaval, um quadro próximo a uma onda de calor foi percebido em várias cidades do Paraná. Esse fenômeno é caracterizado por 5°C acima da média por pelo menos cinco dias seguidos. Em Cândido de Abreu, região Central, isso efetivamente ocorreu do dia 27/02 ao dia 4/03, com destaque para o dia 2 de março, que registrou temperatura máxima de 38,2°C. O número foi 7,7°C acima da média das temperaturas máximas para o período, que é de 30,4°C. 

Em Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), entre o dia 26/02 e o dia 3/03 as temperaturas ficaram 5°C graus acima da média, com exceção do dia 28/02, que teve uma temperatura máxima 4,5°C acima da média. Em Capanema, no Sudoeste, as temperaturas ficaram mais de 6°C acima da média entre os dias 1 e 4 de março, e em algumas datas a temperatura máxima passou de 40°C. Também no Sudoeste e no mesmo período, Francisco Beltrão teve temperaturas mais de 5°C acima da média. 

“Fevereiro foi bastante quente em todo o Estado com temperaturas até 2°C acima da média histórica. Em Curitiba desde o dia 9 de fevereiro até o início de março a temperatura máxima média também ficou acima da média histórica. Nos últimos dias, perto da costa Sul, até a temperatura da água do mar ficou mais elevada: 2°C a 3°C acima da média. Isso também favoreceu que as temperaturas ficassem altas. Um bloqueio atmosférico (massa de ar quente e seco) ficou estagnado sobre o Sul do País”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.  

Previsão do tempo para o Paraná

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site do Simepar. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.