Tempo vai virar!!

Formação de novo ciclone extratropical traz mais chuva e ventos fortes para Curitiba

temporal em curitiba

A formação de um novo ciclone extratropical em alto-mar, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, nesta terça-feira (24), vai trazer mais chuva e vento forte para a região Sul do País nos próximos dias. Curitiba está com previsão de chuva entre esta terça e quarta-feira, com acumulado perto dos 10 milímetros e rajadas de vento de 51 km/h nesta terça-feira.

“Há um aumento da instabilidade no Estado em função da presença de uma frente fria na altura do Sul do Brasil. Em boa parte do Paraná as precipitações ocorrem a qualquer momento do dia, mas atuam de forma irregular. Entre o noroeste, oeste, sudoeste e o centro-sul paranaense o risco de tempestades, com ventos fortes e incidência de descargas atmosféricas, é mais elevado. Apesar da situação de instabilidade, fica abafado em vários setores”, informou o Simepar.

Há um alerta amarelo de tempestade para o Paraná, válido até às 10h de quarta-feira, segundo o Inmet. O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Sul em alerta

Na terça-feira, o litoral do Rio Grande do Sul fica em alerta para chuva e rajadas de vento forte, assim como áreas do leste e litoral de Santa Catarina, conforme complementa a Climatempo. No Paraná, a chuva aumenta devido a circulação de ventos e a entrada de mais umidade que vai favorecer a ocorrência de pancadas fortes com raios e ventos.

Ainda para terça-feira, há previsão de rajadas de vento moderadas a fortes em grande parte da região Sul, variando, em média, entre 40 e 60 km/h independente da chuva. “Pontualmente as rajadas podem atingir valores entre 50 e 70 km/h, principalmente no litoral e nos trechos de serra entre Santa Catarina e o Estado gaúcho”, afirma a Climatempo.

Na quarta-feira, 25, há risco de vento forte no leste do Rio Grande do Sul, no sul e no litoral de Santa Catarina, com rajadas de vento entre 50 a 70 km. “Pontualmente, os valores podem chegar até os 80 km/h no sul catarinense e pontos altos da serra”, projeta a Climatempo.

Na quarta-feira o ciclone começa a se afastar enquanto se aprofunda rapidamente. Conforme a MetSul, o centro do sistema estará entre 500 km e 700 km a sudeste do Chuí (RS), assim longe da costa.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.