Fim do impasse no transporte coletivo em Colombo

Tanto a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) quanto a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) cumpriram o prazo estipulado pelo Ministério Público Federal (MPF), para que o Terminal Alto Maracanã fosse reformado e o do Guaraituba entrasse em funcionamento hoje.

Ambos ficam em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ao todo, R$ 6 milhões provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foram investidos nas duas intervenções.

Apenas em 2008, em mais de sete meses os usuários do transporte coletivo da região foram vítimas das discussões entre a Urbs e a Comec. Com as mudanças, o Terminal Guaraituba vai receber 25 mil passageiros por dia e outros 5 mil provenientes das novas linhas em operação no terminal.

Os ônibus alimentadores vindos do bairro começarão a chegar ao local a partir das 5h da manhã de hoje, e a primeira saída do terminal será às 5h22, do ligeirinho Guaraituba/Cabral. Já o Terminal Alto Maracanã recebe diariamente 75 mil passageiros.

De acordo com o coordenador da Comec, Alcidino Bittencourt, “o pleno funcionamento dos dois ambientes representa o cumprimento das funções dadas aos dois órgãos. São melhorias que vão contribuir para toda a reestruturação que está sendo feita na região do Alto Maracanã”, diz.

“Com as reformas, o ambiente do Terminal Alto Maracanã foi duplicado para 400 metros quadrados”, completou Bittencourt. Durante a última semana, foram realizados testes de alinhamento das plataformas de embarque com as portas dos ônibus. Por meio de sua assessoria a Urbs informou que não iria se posicionar sobre o assunto.

Passageiros

Para a usuária do Terminal Alto Maracanã, Vera Raab dos Santos, “é importante que, após as mudanças, as autoridades não fechem os olhos para essa região de Colombo. Já enfrentamos muito tumulto durante todo esse tempo esperando a solução deles. Agora, queremos que todo esse investimento seja preservado”, pede a moradora do Jardim Monza.

Andréa Aparecida Souza diz que “mesmo com as reformas, é preciso aumentar o número de ônibus e a segurança. Nos horários de maior movimento torna-se perigoso andar por aqui, os assaltos são freqüentes”, reclama.

Itinerários

Novas linhas entrarão em funcionamento no bairro Alto Maracanã com a operacionalização do Terminal Guaraituba. Elas terão como destino final o Terminal Alto Maracanã e o Terminal do Cabral, em Curitiba.

Estando no Guaraituba, a população também poderá ir até a capital com o novo ligeirinho Guaraituba/Cabral, que não passará pelo Terminal Alto Maracanã. Além dessa, outras duas linhas irão para a capital: Curitiba/Guaraituba/via Alto Maracanã, com destino ao Terminal Guadalupe, e Guaraituba/Cabral/via Alto Maracanã, com destino ao Terminal Cabral.

Para chegar ao Terminal Alto Maracanã basta pegar qualquer um dos alimentadores que circulam pelo Guaraituba: Vila Maria do Rosário, Porteira, Paloma, Monte Castelo, Roseira, Ribeira – Francisco Coradin e Bocaiúva do Sul, Paloma – Belo Rincão, Guaraituba e Colônia Faria.