Novo combustível

Fábrica da Volvo em Curitiba vai usar diesel renovável da Petrobras

Caminhões produzidos pela Volvo em Curitiba. Foto: Henry Milleo/Arquivo/Gazeta do Povo

A Petrobras fechou com a Volvo contrato para o fornecimento de diesel R5, com 5% de conteúdo renovável, informou a estatal nesta quinta-feira, 24. A Volvo será a primeira montadora a empregar, exclusivamente, o diesel R nas operações de seu complexo industrial de Curitiba (PR), onde produz caminhões e chassis de ônibus.

LEIA MAIS – Acidente com biarticulado no Centro de Curitiba deixa trabalhador ferido; “Um milagre”

“A Petrobras foi a primeira empresa no Brasil a desenvolver tecnologia própria de coprocessamento de matéria-prima renovável no refino, além de projetar e implantar em nossas unidades o diesel com conteúdo renovável. Temos a satisfação de iniciarmos essa parceria comercial com a Volvo, uma empresa reconhecida internacionalmente pela preocupação ambiental”, disse em nota o diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, Claudio Schlosser.

Produzido na Repar

O combustível a ser utilizado na fábrica da Volvo é produzido pela Petrobras na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, a partir do coprocessamento de derivados de petróleo (parcela mineral), com matérias-primas renováveis, como óleo de soja.

LEIA AINDA – Quadrilha responsável por roubos de cargas milionários é alvo de operação em Curitiba e na RMC

“Esse novo combustível é uma alternativa sustentável no ciclo diesel, pois a redução das emissões associada à parcela renovável é de, ao menos, 60%, em comparação com o diesel mineral, podendo ser até maior, a depender da matéria-prima utilizada”, informou a estatal.

Até o fim do ano, a Petrobras terá capacidade de produzir e ofertar o diesel R também na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, como antecipou este mês ao (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da estatal, Maurício Tolmasquim.

Na mistura obrigatória

A empresa pretende conseguir um mandato para que o diesel R possa ser aprovado na mistura obrigatória no diesel, hoje em 12% e atendida integralmente pelo biodiesel e deve chegar a 15% em 2026.

De acordo com o diretor de Estratégia de Produto Caminhões da Volvo, Alan Holzmann, cálculos mostram que a adoção do diesel R, na configuração R5, no complexo industrial da Volvo em Curitiba trará uma significativa redução nas emissões industriais.

VIU ESSA? Presidente da FAS manda GM “meter” medo em moradores de rua; Educadora foi ameaçada

“Uma grande vantagem é que o novo combustível pode ser usado diretamente ou até ser misturado ao diesel convencional em diferentes proporções, sem a necessidade de adaptações nos motores. Também não é necessário alterar nada na cadeia logística de distribuição ou nos processos de armazenamento”, disse o executivo,

Ainda em 2023, na Repar, a capacidade de produção do diesel R5 será ampliada, passando dos atuais 5 milhões de litros por dia para até 12,3 milhões de litros por dia.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.