De olho no céu!

Eclipse solar de outubro será visto em Curitiba? Confira dicas para poder observar

Eclipse solar anular, em foto feita pela Nasa. Foto: NASA/Bill Dunford

No dia 14 de outubro de 2023, os olhos de muitas pessoas em diferentes pontos do planeta Terra vão estar voltados para o céu, para observar o eclipse anular do Sol. Este fenômeno astronômico ocorre quando a lua se alinha entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda. Mas será que vai ser possível curtir esse grande momento em Curitiba e Região Metropolitana? Sim, mas não de maneira perfeita, como nos estados do Norte e Nordeste do Brasil.

LEIA MAIS – Calor dá um refresco para Curitiba, mas sol já tem data para voltar

Os eclipses anulares do Sol não são raros, mas são visíveis como anular em apenas uma faixa estreita da Terra. Em numa faixa maior, é visualizado de maneira parcial. Em outubro, o fenômeno vai ser visível como anular em uma faixa de terra que passa pelos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, ou seja, quanto mais ao norte, melhor será a observação como eclipse anular.

VIU ESSA? Ruas fechadas e mudanças no trânsito irritam moradores de Curitiba; prefeitura responde

E em Curitiba?

Em Curitiba e região, de acordo com Anísio Lasievicz, diretor do Parque da Ciência Newton Freire, o início do eclipse será no meio da tarde. “Vai começar por volta de 15h32 minutos, e o máximo de cobertura será às 16h48, finalizando ali por 17h47. São duas horas de fenômeno visível para nós, com mais ou menos 30% de cobertura do disco solar coberto”, disse Anísio.

Para observar

Para acompanhar o eclipse, lembre-se que jamais se deve olhar diretamente para o Sol. Além disto, nunca utilize equipamentos como radiografia, óculos escuro, vidros fumês ou filmes fotográficos na observação, pois eles podem provocar uma grave lesão na retina. 

O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível no Brasil. Depois dessa aparição no dia 14 de outubro de 2023, o mesmo fenômeno voltará a ocorrer somente no dia 6 de fevereiro de 2028.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.