Salvar vidas

Defesa Civil recebe doação de 100 cilindros de oxigênio, mas ainda precisa de mais

Defesa Civil precisa de cilindros de oxigênio como doação ou empréstimo.
Defesa Civil precisa de cilindros de oxigênio como doação ou empréstimo. Foto: Eduardo Knapp/Folhapress).

A Defesa Civil segue recebendo doações de cilindros de oxigênio para suprir a alta demanda de hospitais de todo o Paraná para garantir o abastecimento aos pacientes da covid-19. Nessa semana a Secretaria da Saúde recebeu 100 cilindros de oxigênio doados pela Petrobrás, o que diminui a necessidade ou pelo menos garante um bom estoque para os doentes.

O objetivo da Defesa Civil é arrecadar 1 mil cilindros e colocá-los à disposição do sistema de saúde paranaense. O interessante é que qualquer pessoa pode doar ou até emprestar os cilindros. E não precisa ser uma empresa ou indústria. Desde o chamamento, donos de oficinas mecânicas e pessoas que usaram oxigênio e não usam mais, por exemplo, estão doando.

+ Leia mais: Vacinação para pessoas com comorbidades começa em maio. Confira lista de doenças

Os cilindros são recebidos podem ser levados até a Defesa Civil ou, caso necessário, os servidores vão até o local indicado pelo doador para recolher os objetos. Eles passam por uma manutenção e serão usados em algum hospital do Paraná e, em caso de empréstimo, serão devolvidos após a utilização.

O telefone da Defesa Civil é (41) 3281-2532.

“Em função da pandemia, principalmente as unidades de pequeno porte precisaram de cilindros mais do que o normal. Por isso o estado está contando com doações ou empréstimos para dar suporte para essas unidades”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto. O Paraná recebeu até agora 378 cilindros de oxigênio. Destes, 276 já foram distribuídos para estabelecimentos de saúde de 32 municípios.