É pra comemorar!

Curitiba zera internações de pacientes de covid-19 pela 1ª vez na pandemia

leito covid
Foto: Pedro Ribas / SMCS.

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, Curitiba registra nesta segunda-feira (17) zero pacientes internados em UTI e em leitos de enfermarias SUS por conta de covid-19.  É o que mostra o registro de censo hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) desta segunda-feira.

A SMS ressalta, porém, que os dados de internamentos são dinâmicos, assim como as altas, com alterações dos dados ao longo do dia.

LEIA TAMBÉM:

>> ‘Gangue do celular’ que atuava nos ônibus é presa em Curitiba

>> BR-277 é interditada para limpeza de pista em Morretes, na Serra do Mar

Curitiba já havia registrado anteriormente zero paciente em UTI ou em enfermaria por covid-19. No final de setembro, inclusive, a capital paranaense chegou a registrar nove dias consecutivos sem pacientes internados em UTI SUS por covid-19. Mas essa é a primeira vez que não há nenhum paciente nos leitos SUS tanto em UTI, como em enfermaria.

Desde o dia 12 de outubro, ainda, a Central de Leitos Metropolitana do SUS não recebe pedidos de novos internamentos por covid-19.

“Essa notícia nos enche de paz e esperança. Os dias melhores chegaram e a pandemia vai se despedindo”, afirma o prefeito Rafael Greca.

“Quanto menos pessoas internadas, menos chance de óbitos pela doença nos próximos dias. Ficamos otimistas com essa informação”, diz o superintendente executivo da SMS, Juliano Gevaerd.

Cuidados continuam

De acordo com a SMS, porém, é importante manter o alerta e os cuidados de higiene, pois o munícipio passa por alta de casos respiratórios, comuns a essa época do ano, com a chegada da Primavera.

Além disso, segundo Gevaerd, a covid-19 é uma doença traiçoeira. “Já tivemos diversas variantes do novo coronavírus durante a pandemia. Precisamos manter os esquemas vacinais em dia, para que fiquemos o menos possível vulneráveis a uma nova variante”, diz. “Além disso, deve permanecer o uso de máscara e isolamento de pessoas com sintomas respiratórios”, orienta.