Tecnologia não poluente

Curitiba terá táxis elétricos, anuncia Greca; testes com os carros começam em breve

Táxi elétrico. Foto: Divulgação/SMCS

Curitiba terá táxis elétricos e os testes nas ruas começam nas próximas semana. O anuncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca nesta quarta-feira (22), na abertura do Smart City Expo 2023. Segundo ele, seis táxis elétricos serão testados por um período inicial de 180 dias.

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“Curitiba é uma cidade inteligente e alinhada com os princípios da sustentabilidade. Vamos dar início aos primeiros táxis elétricos da capital, uma tecnologia não poluente, e que nos conecta com o nosso projeto dentro da meta de redução de emissão de gases de efeito estufa”, disse o prefeito.

O projeto, que será lançado oficialmente nesta quinta-feira (23) no Smart City, é uma parceria da Urbanização de Curitiba (Urbs) com o grupo Renault e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O Smart City Expo, maior evento mundial de cidades inteligentes, vai até sexta-feira (24), no Centro de Eventos Positivo no Parque Barigui.

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Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, com essa parceria, o município dá mais um passo para substituição da matriz energética no transporte. “Fizemos os primeiros testes com ônibus elétricos no ano passado. Agora avançamos com a frota de táxi da cidade. Além da população poder conhecer a tecnologia, os testes nos darão uma base de dados sobre o modelo elétrico e seu desempenho”, disse.

Foto: Divulgação/SMCS

Edital

A Urbs deve lançar nas próximas semanas um edital de chamamento para que os taxistas possam participar do programa. A ideia inicial é realizar um sorteio para a escolha dos taxistas que vão rodar nos veículos. Os passageiros poderão ver como é se deslocar em um táxi elétrico e com mesmo custo do táxi convencional.

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Os táxis, fabricados pela montadora Renault, serão alugados pelos taxistas. Os veículos elétricos serão adquiridos pela ABDI com gestão da Mobilize Beyond Automotive, também ligada ao grupo Renault. “Essa nova parceria é um passo na implementação de soluções inovadoras de mobilidade”, diz Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

A Urbs ficará responsável pela estrutura e o custos da recarga dos veículos. As baterias possuem autonomia que vão de 150km a 400km, dependendo do modelo e da utilização do usuário. Além da vantagem de possuir um motor não poluente, existem outras a ser consideradas na utilização de um carro elétrico.

Uma delas é que a manutenção do carro é muito baixa, uma vez que o motor não precisa de vários equipamentos usados pelo motor a combustão, como velas, mangueiras, troca de óleo, água do motor, injeção, e escapamento, por exemplo.

O custo da recarga elétrica também se mostra muito mais econômico que o de abastecimento de combustível. Em uma grande cidade, um veículo chega a gastar com recarga elétrica, em reais, apenas 25% do custo de abastecimento em postos de combustível, considerando a mesma quilometragem percorrida por ambos os automóveis.

Os veículos, por serem de propulsão exclusivamente elétrica, estarão isentos do pagamento do Estacionamento Rotativo (Estar Digital) dentro dos limites do município.

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