A prefeitura de Curitiba demoliu os imóveis desapropriados na Travessa Nestor de Castro, no Centro. Na última terça-feira (14/10), cinco comércios localizados na via foram fechados para o início de um projeto de ampliação do Memorial de Curitiba e da implantação da Rua da Memória.
A revitalização desse trecho do Centro Histórico de Curitiba foi anunciada em janeiro de 2024. Na ocasião, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) informou que a primeira etapa de obras envolveria a implantação da Rua da Memória na Travessa Nestor de Castro. A proposta é construir um tipo de ‘galeria’ que conectará o Memorial de Curitiba e a Casa da Memória.
>> Demolição de imóveis e o novo entorno do Largo da Ordem: O que vai mudar?
Uma foto tirada nesta segunda-feira (20/10) mostra o avanço da retirada dos imóveis antigos. Responsável pela demolição, a Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati) afirma que o trabalho ainda não foi concluído totalmente, pois a área precisa passar por limpeza. De acordo com o município, o prazo de conclusão previsto para essa etapa é de dez dias úteis.
Os cinco imóveis desapropriados foram declarados de utilidade pública em 2022. Conforme a prefeitura, os estabelecimentos estavam sob determinação judicial para desocupação dos inquilinos “e cumprimento do mandado de imissão de posse em favor do município, que ajuizou as ações entre 2023 e 2024”.
