ATENÇÃO!

Curitiba em alerta severo de tempestade. Cidades do Paraná estão em “grande perigo”, diz Inmet

Imagem mostra Curitiba com céu fechado e risco de temporal.
Curitiba em alerta de tempestade. Foto: Arquivo.

A quinta-feira (06) é de alerta para tempestades em todo o Paraná. Vale ficar atento para possíveis transtornos como alagamentos de ruas e enxurradas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são três alertas para o estado.: dois laranja (severo) e um vermelho, com grau de severidade indicado como “grande perigo”, pelo instituto..

O principal deles é um alerta vermelho para “Grande Perigo“. A vigência começou às 10h01 desta quinta, e segue até 23h59. O alerta vermelho indica chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

+Entenda a diferença! Alertas de tempestade amarelo, laranja e vermelho; entenda a classificação

As instruções são: desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia, em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos, em caso de situação de grande perigo, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre. Esse alerta vale para o norte pioneiro, região noroeste e norte central do Paraná.

Alerta Vermelho – “Grande Perigo”

Imagem mostra um Alerta vermelho, indicado pelo Inmet para representar "Grande Perigo, segundo a classificação do instituto
Alerta vermelho indicado pelo Inmet representa “Grande Perigo, segundo a classificação do instituto. Foto: Reprodução.

Os outros dois alertas são laranjas, ou seja, mais moderado comparado ao vermelho. Os alertas tiveram início às 10h e seguem até às 10h de sexta-feira (07). O alerta laranja indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A Região Metropolitana de Curitiba, região noroeste e oeste do Paraná podem ser atingidos.

As instruções em caso de rajadas de vento para que não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.