Boletim covid-19

Curitiba acumula mais 896 casos e 10 mortes por coronavírus nos últimos três dias

Cuidados contra o coronavírus
Mensagens de alerta sobre os cuidados contra o coronavírus podem ser vistas pelas ruas de Curitiba. Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná.

A infecção por covid-19 provocou 10 novas mortes em Curitiba. Além dos falecimentos, mais 896 moradores da capital foram infectados com o novo coronavírus, é o que mostra o novo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que por conta do feriado do Dia de Finados, traz dados acumulados do último domingo (1º), segunda-feira (2) e também, desta terça-feira (3).

LEIA MAIS – Natal no “novo normal” tem Papai Noel protegido por acrílico, videochamadas e lives natalinas

Com os novos registros da pandemia, Curitiba chegou hoje a 53.785 casos confirmados e 1.490 óbitos provocados pela doença. A boa notícia, no entanto, é que 48.330 pacientes – que representam cerca de 89,85% dos contaminados – já estão recuperados.

Casos ativos aumentam

O total de casos ativos de covid-19 – aqueles em que a pessoa está em fase de transmissão da doença – é de 3.965 nesta terça-feira (3). Índice que segue em alta, a exemplo do que ocorreu nas últimas semanas.

No último boletim epidemiológico, divulgado em Curitiba no sábado (31), o número de casos ativos era de 3.762 e há uma semana, na terça-feira (27), a capital contava com 3.490 pacientes no período com potencial de transmissão do vírus Sars-Cov-2.

Mortes por covid-19

Na lista de falecimentos, das 10 novas mortes de habitantes de Curitiba, quatro aconteceram nas últimas 48 horas, como informa a SMS. As novas vítimas da doença são seis homens e quatro mulheres, com idade entre 59 e 86 anos. Ainda segundo a pasta, todos estavam internados em hospitais da capital.

UTIs: Ocupação e leitos desativados

85%, essa é a atual taxa de ocupação nos 274 leitos de UTI exclusivos para covid-19 do Sistema Único de Saúde (SUS). E ainda há 41 leitos de UTI do SUS livres nos hospitais da capital, que podem receber pacientes com coronavírus ou com sintomas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

LEIA AINDA – Máscaras sujas não protegem da covid-19 e podem causar mau hálito e espinha

De acordo com a prefeitura da capital, mais 11 leitos de UTI covid-19 foram desativados neste feriado, por conta “da queda gradativa dos números gerais da pandemia, especialmente nos internamentos”: cinco leitos de UTI para adultos do Hospital Santa Casa e seis pediátricos do Hospital Evangélico Mackenzie. Ao todo, a SMS informa que já possível desativar 81 leitos de UTI Covid-19 desde o início de setembro.