Restrições

Cruzamento da Av. Brasília com República Argentina terá bloqueio

O trecho da Avenida Brasília que cruza a Avenida República Argentina, no bairro Novo Mundo, vai ficar bloqueado pelos próximos 30 dias. Foto: Divulgação

Pelos próximos 30 dias, o trecho da Avenida Brasília que cruza a Avenida República Argentina para fazer a ligação com a Rua João Palomeque, no bairro Novo Mundo, vai ficar bloqueado. A interdição para os motoristas é necessária para as obras de alargamento da canaleta exclusiva do transporte coletivo no trecho, em continuidade à intervenção da Prefeitura de Curitiba para a extensão do itinerário do Ligeirão Norte-Sul (BRT Sul).

O local está sinalizado e os motoristas precisam ficar atentos à alteração.

Com a mudança neste trecho, a opção de quem trafega na Avenida Brasília é seguir pela Rua Eduardo Carlos Pereira e em seguida virar à esquerda na Av. Wenceslau Braz, de onde poderá acessar novamente a Av. República Argentina. Para os usuários do transporte coletivo não haverá alteração.

Estação Itajubá será ampliada

O trecho no entorno da Estação Itajubá, entre o Terminal Portão e o Hospital do Trabalhador, passa por uma ampla requalificação que inclui o alargamento da canaleta do transporte coletivo, para permitir a ultrapassagem de ônibus, implantação de novas calçadas amplas, acessíveis e que privilegiam a locomoção dos pedestres, com áreas compartilhadas (marcadas por pisos com padrões de diferentes texturas e tamanhos), novo sistema de iluminação e paisagismo.

+ Veja mais: Asfalto com cerca de 40 anos começa a ser substituído no Bacacheri

Na canaleta exclusiva do ônibus, no entorno da estação, estão sendo implantados 180 metros de novo pavimento em concreto em frente aos pontos de parada dos coletivos e, nestes locais, a via será alargada em sete metros. Para que a expansão da canaleta seja possível, a via lenta, por onde circulam os veículos, receberá novo traçado.

A obra para a expansão do Ligeirão Norte-Sul está sendo feita em lotes e 16 estações-tubo já foram remodeladas e colocadas novamente em operação: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Hospital do Trabalhador, Silva Jardim, Vital Brasil e Carlos Dietzsch, todas nos dois sentidos da via. Além da estação Itajubá há intervenções em andamento nas estações Pedro Gusso e Santa Regina.

“A execução das intervenções acontece de forma escalonada para não prejudicar os passageiros. Enquanto uma estação é fechada para ser remodelada, desalinhada e o pavimento alargado e requalificado, a estação subsequente permanece funcionando normalmente”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

+ Viu essa? Paranaense serve exército nos EUA, vira paramédico e salva Batman de infarto

Após a conclusão de toda a intervenção, que acontece em um trecho de 7 quilômetros entre a Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal Pinheirinho, o tempo de viagem, que hoje é de 66 minutos, será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbs.

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.