Pandemia covid-19

Coronavírus já matou 1.039 pessoas em Curitiba; óbitos e casos voltam a subir

Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná.

Curitiba já perdeu 1.039 de seus habitantes para o novo coronavírus, desde o início da pandemia, em 11 de março. De acordo com o novo boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (3), mais 18 mortes foram confirmadas na cidade, além 506 novos casos de covid-19, que somados ao resultados anteriores, elevam o total para 34.317 infectados.

LEIA MAIS“Pandemia é como um Atletiba”, diz Márcia Huçulak sobre decisões da prefeitura no combate à covid-19

Os números de casos e óbitos vinham menores na capital nos últimos dias, como mostra o boletim do dia anterior, mas voltaram a subir, assim como a taxa de transmissão do coronavírus, que saltou de 0,76 em 26 de agosto para 1,14 em 1º de setembro.

As mortes mais recentes, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são de 11 homens e sete mulheres, que tinham entre 46 e 83 anos de idade e estavam internados em hospitais públicos e privados, da capital e de municípios da região metropolitana.

Dos 18 novos óbitos, 12 aconteceram nos últimos dois dias, entre quarta-feira (2) e esta quinta-feira (3) e os demais, em datas anteriores, que não foram divulgadas. Ainda segundo a secretaria, todos os pacientes que faleceram, tinham algum tipo de comorbidade como fator de risco para as complicações da doença.

LEIA TAMBÉM – Após alta no índice de transmissão, Curitiba tem 82% dos leitos ocupados

Entre os curitibanos que testaram positivo para covid-19, 4.401 estão na fase ativa da doença, sendo potenciais transmissores do novo vírus. Mas, 28.877 pessoas estão recuperadas, já sem sintomas e liberadas do isolamento social de 14 dias. Além delas, outros 620 casos ainda são investigados e aguardam o resultado dos exames.

Nas UTIs

Curitiba tem hoje uma taxa de ocupação de 82%, nos 349 leitos de UTIs exclusivos para covid-19 do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a prefeitura, há atualmente 63 leitos de UTI do SUS livres nos hospitais, que podem receber pacientes com diagnóstico de novo coronavírus ou com quadros de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Coronavírus no Brasil