Fazer o bem

Com pedidos singelos, campanha de Natal de asilo comove moradores e viraliza

Seu Chico fez um pedido simples e recebeu uma grande surpresa. Foto: Reprodução / Facebook

Uma campanha de Natal promovida pelo Asilo São Vicente de Paulo de Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro do Paraná, chamou a atenção de moradores da região. Segurando mini quadros negros com pedidos escritos à giz, os vovozinhos e vovozinhas sensibilizaram aos internautas pelo Facebook do asilo com presentes simples, fáceis de serem realizados, mas que para eles poderia fazer toda a diferença.

Tinha sapato social, vestido florido, cesta de frutas, iogurte, rádios, relógios de pulso, um salgado, uma refeição no restaurante, perfume “bem cheiroso”, passeios na praça e em lugares com “animais bonitinhos”. Veja todos os pedidos direto no perfil do asilo no Facebook.

Seu Chico recebendo os salgados de presente do amigo Márcio. Foto: Reprodução / Facebook
Seu Chico recebendo os salgados de presente do amigo Márcio. Foto: Reprodução / Facebook

Dono de uma lanchonete na cidade de Ribeirão Claro, o comerciante Márcio José da Silva, de 27 anos, resolveu ajudar, principalmente depois que viu um dos pedidos.

“Todo ano eles fazem esta campanha. Quando olhei um dos pedidos, vi que era o Airton (conhecido como Chico), que é um conhecido nosso. Quando eu era pequeno, morava num sítio e quando esperávamos o ônibus escolar eu e minha mãe na frente do posto de saúde que ele trabalhava, vivíamos conversando. Ele me dava bala. Tinha uma amizade muito grande”, contou à Tribuna do Paraná.

Sozinho depois da morte de sua mãe, Chico foi morar no asilo. O pedido dele era um passeio na praça e um salgado. Quando Márcio começou a planejar a entrega de salgados para todos no asilo, recebeu a ligação de um amigo que havia decidido fazer um churrasco para atender ao pedido de outro dos internos. Os amigos então se juntaram e fizeram o churrasco, como direito a café da tarde (com salgados), para pelo menos dez dos vovozinhos.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

“O pedido do Chico beneficiou todos que estavam com boas condições de saúde e podiam sair”, disse Márcio. “Ele ficou muito feliz, agradeceu, e disse que se lembrava de mim. Conversamos um pouco e ele disse: ‘Como o tempo passa rápido. Você cresceu, minha mãe se foi e eu fiquei sozinho. Mas no asilo eles me tratam muito bem'”, disse o seu Chico ao amigo Márcio.

“É (gratificante) demais. Ele me disse para passar lá qualquer hora para conversar mais. Vou me programar para isso. A gente se preocupa tanto em trabalhar e esquece de fazer essas boas ações. Só de conversar um pouco eles já ficam muito felizes”, concluiu Márcio.

Ficou sensibilizado com a história dos velhinhos de Rio Claro? Você também pode ajudar. Entre em contato com o asilo pelo telefone (43) 3536-1321. O asilo fica na Praça Maria Pereira Faria, na cidade de Ribeirão Claro, norte pioneiro do Paraná.

Não sou amigo da família Brittes, diz Recalcatti à imprensa