Saúde pública

Cidade história do Paraná confirma primeiro caso de gripe aviária do estado

Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

A 83 quilômetros de Curitiba, o município de Antonina, no litoral paranaense, confirmou o primeiro caso de gripe aviária, a H5N1, deste ano no estado. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a ave é silvestre, da espécie Trinta-Réis-Real. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo. O caso de Antonina é o primeiro caso registrado no estado.

+Leia mais! Quina de São João milionária premia aposta do Paraná; R$ 27 milhões na conta!

Até este domingo (25), o Paraná não registrou a doença em frangos, mas dois casos suspeitos são investigados pela Adapar. Em todo o Brasil, são 46 diagnósticos, divididos em seis estados. O epicentro da doença está no Espírito Santo, com 26 registros, seguido do Rio de Janeiro, com 13 focos. Depois, está São Paulo, com três casos, e a Bahia, com duas infecções. Assim como o Paraná, o Rio Grande do Sul só tem um registro até o momento. Em maio, o Ministério da Agricultura decretou estado de emergência zoossanitária por seis meses, devido aos novos casos no país.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a ave é silvestre, da espécie Trinta-Réis-Real

Condição sanitária comprometida?

Segundo a nota da Adapar, a confirmação da doença não compromete a condição sanitária do Paraná. Assim, as exportações de frango não foram prejudicadas até o momento. A região de Antonina não tem propriedades de produção comercial em um raio de dez quilômetros.

“Foram intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas e silvestres em todo estado, em especial nas regiões relacionadas a este evento. A depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas poderão ser adotadas pela Adapar para evitar a disseminação e proteger a avicultura paranaense”, disse nota técnica da agência.

Após a confirmação do diagnóstico, a Adapar vistoriou todas as propriedades da região e afirma que não encontrou aves com sinais clínicos de gripe aviária. Além disso, os profissionais das regionais do estado receberam capacitação e treinamento para identificar a doença.

+Viu essa? Litoral Paranaense tem visitantes direto do fundo do mar durante o inverno

A gripe aviária prejudica a indústria avícola em outros países da América Latina, como Guatemala, Bolívia, Argentina e Uruguai. A situação é monitorada desde o primeiro trimestre. Em março, o Brasil participou de uma reunião com o Comitê Veterinário Permanente da América do Sul para organizar uma resposta regional à propagação da gripe aviária.

O que é gripe aviária?

A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres. Segundo a Organização Mundial da Saúde, é raro que ela seja transmitida de animais para humanos. No entanto, quando ocorre, a taxa de mortalidade é alta e chega aos 53%.

Em caso de suspeita de gripe aviária, os casos devem ser reportados no site: adapar.pr.gov.br. Em aves, os sinais clínicos são o caminhar cambaleante e dificuldade respiratória.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.