Caça ao Aedes!

Casos de dengue crescem e preocupam cidades do Litoral do Paraná

Foto: Sesa

A quarta-feira (12) foi movimentada nas cidades do Litoral do Paraná por causa do aumento de casos de dengue. Para aumentar a prevenção contra a doença, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Defesa Civil, promoveu reunião com os sete municípios da 1.ª Regional de Saúde (RS) de Paranaguá.

O objetivo foi alinhar e discutir a estratégia do Plano de Contingência e fluxo e manejo dos pacientes com suspeita de dengue.

+ Leia mais: Compras de até US$ 50 da Shopee, Shein e AliExpress não terão mais isenção de imposto

De acordo com dados publicados no Informe 33 da terça-feira (11), a região de Paranaguá possui a maior incidência acumulada de casos prováveis da doença (493,48 por 100 mil habitantes) na Macro Leste. Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná estão entre as cidade de alerta.

Essas sete cidades possuem registros de casos confirmados e até o momento apenas Morretes não confirmou casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município. Guaraqueçaba possui a maior incidência acumulada de casos prováveis por 100 mil habitantes, com 979,61 casos, seguida de Pontal do Paraná (662,48) e Paranaguá (386,49).

Em parceria com a Defesa Civil, mutirões de limpeza estão programados para este mês em todo o Litoral. A mobilização já começou na terça-feira (11), em Guaratuba, e segue até o próximo dia 21 de abril, quando todos os municípios litorâneos farão a ação.

“O Paraná vem monitorando e intensificando ações para o enfrentamento às arboviroses em todo Estado.  A partir do diagnóstico em municípios com alta incidência de casos, é possível entender melhor as necessidades do local e preparar os profissionais que atuam na assistência para um suporte adequado no tratamento e manejo clínico dos pacientes”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

LEIA TAMBÉM:

>> Assaltante de banco no litoral é preso após confronto com a Polícia na RMC

>> PRF suspende restrição de caminhões nas BRs 277 e 376 no Paraná

As secretarias municipais de Saúde têm papel fundamental para a prática e efetiva de ações de combate ao vetor. “É muito importante para os municípios o alinhamento sobre a assistência prestada para as pessoas doentes por dengue. Todos os esforços precisam ser somados para o enfrentamento deste difícil momento aqui na região”, disse a secretária da Saúde de Pontal do Paraná, Carmen Moura.

A coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte, destacou a importância do envolvimento da população na remoção dos criadouros do mosquito transmissor da dengue.

“Como poder público, planejamos e executamos ações para o enfrentamento, mas o trabalho deve ser conjunto. Sem a colaboração da comunidade é muito difícil minimizar as complicações e, consequentemente, baixar o número de casos confirmados e óbitos pela doença”, afirmou.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.