A partir de 18 anos

Calendário de vacinação contra covid-19 no Paraná é divulgado; veja seu lugar na fila

Vacinação contra a covid-19. Ricardo Marajó/SMCS

O governo do Paraná anunciou no início da tarde desta quarta-feira (16), um cronograma de todas as datas de vacinação contra a covid-19 de pessoas com 18 anos ou mais. Desta forma, quem ainda não foi imunizado contra a doença já pode saber quando chega a tão esperada primeira dose. No Paraná, a previsão é vacinar todas as pessoas acima dos 18 anos com a primeira dose do imunizante até 30 de setembro.

Apesar deste anúncio, o Paraná ainda depende do envio de doses por parte do Ministério da Saúde, que estão ocorrendo sem uma conformidade ou planejamento prévio. O público de 18 a 59 anos de idade, não contemplado nos grupos prioritários, é formado por 8.736.014 pessoas, na estimativa do governo estadual.

Viu essa? Em Matinhos, vacina da covid-19 só é aplicada com o Título de Eleitor da cidade

“Vamos vacinar toda a população do Paraná com pelo menos uma dose até o final de setembro, criando uma imunização importante para proteger as famílias paranaenses. O compromisso do Estado com o apoio dos municípios é acelerar a vacinação e fazer com que a vacina chegue até o maior número de pessoas, no menor tempo possível”, afirmou o governador Ratinho Junior, após o anúncio formal. Há dois dias, o governador já havia falando sobre a possibilidade de vacinar a população até setembro.

Confira as datas programadas para vacina, conforme faixas etárias:

4 de junho a 18 de julho – 59 a 40 anos (fase já iniciada);
19 de julho a 22 de agosto – 39 a 30 anos;
23 de agosto a 19 de setembro – 29 a 20 anos;
20 a 30 de setembro – 19 e 18 anos.

Imagem: Divulgação/Sesa

Reuniões

Na manhã desta quarta-feira, o secretário estadual de saúde Beto Preto falou sobre as reuniões que foram realizadas nos últimos dias para definir o calendário. “Está praticamente pronto, vamos terminar de pactuar com os secretários municipais de saúde ainda hoje e deve ser divulgado no período da tarde, seguindo orientação do governador, no sentido de colocar as doses à disposição dos paranaenses. Sexta-feira passada fizemos reuniões com todos os envolvidos e pedimos, inclusive, um trabalho de campo, buscar informações para que essa vacinação ocorra de forma maior. Queremos vacinar”, disse em entrevista ao Bom dia Paraná, da RPC, nesta quarta-feira.

+Leia mais! Levantamento mostra quantas pessoas devem ser vacinadas por faixa etária em Curitiba e no Paraná

Apesar de o governo do Paraná ter montado este cronograma, vale ressaltar que o cumprimento das datas vai depender do ritmo de entrega de vacinas por parte do Ministério da Saúde, que segue lento. O Instituto Butantan, por exemplo, voltou somente na segunda-feira (14) a fornecer um novo lote de 1 milhão de doses de Coronavac para todo o país após um mês sem conseguir entregar nenhuma ampola por atraso no insumo de produção vindo da China. A Fiocruz também teve atraso no recebimento do insumo para produção da Astrazeneca em maio.

Ritmos diferentes de cada cidade

O ritmo de vacinação de cada município, cujas características da população, como o número de habitantes e as faixas etárias, variam de um para outro. Curitiba, por exemplo, teve de suspender a vacinação por idades nesta segunda-feira (14) justamente por falta de doses, mantendo apenas a vacinação dos grupos prioritários. O último grupo por idade vacinado na capital foi o de 55 anos sábado (12). A capital abriu terça-feira (15) a vacinação de um novo grupo por idade, de 54 e 53 anos, após fazer remanejamento de doses. Guaraqueçaba, cidade no litoral de apenas 7,6 mil habitantes, por sua vez, a imunização já avançou para o último grupo de idades, de pessoas com 18 anos.

+Viu essa? Curitiba vacina público geral, educadores e professores nesta quarta. Veja lista

“Tivemos esta orientação no final de março para utilizar a segunda dose como primeira dose e 204 municípios fizeram isso, os outros 195 não. Os que fizeram, receberam mais doses para recomposição do estoque e avançaram mais que os outros. Estamos mandando mais doses para os 195 municípios que não fizeram essa estratégia lá atrás. Ao longo das semanas isso vai se equalizar”, explicou Beto Preto em entrevista à RPC.