O calçadão da Rua Senador Alencar Guimarães, no Centro de Curitiba, ganhou um presente especial nesta terça-feira (12). As duas quadras que conectam as tradicionais praças Osório e Rui Barbosa receberam o plantio de 18 ipês-brancos, que prometem deixar o espaço urbano mais colorido nos próximos meses.

continua após a publicidade

As árvores, que já possuem cerca de três metros de altura, foram cultivadas durante cinco anos no Horto Municipal da Barreirinha antes de encontrarem o destino final no coração da cidade.

A escolha do ipê-branco não foi por acaso. Responsável técnico pelo plantio, Roberto Salgueiro explica que a espécie nativa do Brasil tem crescimento rápido e proporcionará uma florada diferenciada em relação às árvores já existentes nas praças vizinhas.

“Vai ficar um paisagismo urbano bonito, um colorido novo para a rua com as flores brancas saindo nos meses de agosto e setembro. Antes do plantio fizemos toda a análise do solo aqui para ver se tinha tubulações de água, de esgoto e se isso não ia prejudicar as árvores. Também conversamos com os comerciantes para explicar o plantio”, explicou Salgueiro.

Corredor de ipês-brancos é aprovado pela população

continua após a publicidade

Para os comerciantes locais, a novidade é positiva. Paulo Saçaki, de 79 anos, que mantém uma lanchonete há duas décadas na rua, demonstra animação com a transformação paisagística.

“Vai ficar muito bom com essas novas árvores. Foi uma boa ideia. Temos a beleza da Praça Osório com as árvores aqui perto e agora também teremos árvores aqui na frente”, disse Saçaki.

continua após a publicidade

Na mesma linha de pensamento, o empresário Carlos Matioli, proprietário de uma loja de roupas na via, demonstra otimismo. “Está sendo muito bom o plantio dessas árvores, teremos mais natureza aqui. Vai dar um visual melhor para a rua e estamos otimistas com a revitalização do Centro”, disse.

Os 18 novos ipês-brancos também integram o programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, que tem como meta o plantio de 500 mil novas árvores nos próximos quatro anos na cidade. Desde janeiro deste ano, foram plantadas 100 mil árvores.

Benefícios das árvores nas cidades

  • Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição.
  • Ajudam a controlar a temperatura urbana.
  • Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas.
  • Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado.
  • Causam bem-estar psicológico e físico.
  • Servem de abrigo e de alimentação para a Fauna Silvestre urbana.