Cajuru ganha pista de skate totalmente reformada

A pista de skate do Parque Linear do Cajuru voltou a ser utilizada na tarde desta sexta-feira (14). Dezenas de skatistas foram até o local para conferir de perto e aprovaram a reforma feita no equipamento pela Prefeitura de Curitiba. A pista estava abandonada e sem condições de uso há três anos.

“A reforma ficou ótima”, avalia o presidente da Federação de Skate do Paraná, Adalto Elias Pereira. “Além de ser um ganho enorme para os skatistas, é um benefício para toda a comunidade que mora por aqui”. Segundo Pereira, como o local estava abandonado, atraia muitos desocupados. “Agora, com a volta dos esportistas, a praça está mais segura”, diz.

A pista teve o piso totalmente recuperado, as rampas refeitas e houve substituição da ferragem existente nas arestas das rampas por novos tubos e cantoneiras, além de reparos gerais no equipamento.

A obra é resultado de uma parceria firmada no início do ano entre a Prefeitura de Curitiba e a Federação de Skate do Paraná, que deu consultoria e acompanhou a execução da obra. No mês passado, também foi concluída a reforma da pista de skate da praça José Luiz Franceschi, no bairro Sítio Cercado.

“Estamos satisfeitos e bastante otimistas em relação ao futuro deste esporte em Curitiba”, afirmou o presidente da Federação. A cidade tem 27 pistas e aproximadamente 70 mil praticantes do esporte. Pereira diz que a categoria está satisfeita e animada com a revitalização dos equipamentos e que inclusive pensa em tentar trazer para Curitiba o campeonato nacional do esporte e a mega-rampa, torneio que reúne expoentes mundiais do skate.

Os amigos Vinícius Araújo, 18 anos, e Jonathan (Juninho) Silva, 15 anos, moradores do Cajuru, treinam diariamente e participam de competições de skate. Eles aprovaram e ficaram satisfeitos com a reativação da pista. “Estávamos indo até Pinhais ou até o Parque do Peladeiro para treinar”, diz Vinícius. “Agora podemos ficar aqui próximo de casa”.

Juninho elogiou a nova pista e confirmou que é mais prático, seguro e econômico treinar perto de casa. “Gastávamos no mínimo 20 minutos para ir até uma das outras pistas mais próximas daqui”, explica. Eles estavam na pista acompanhados por um grupo de dez skatistas que também pratica o esporte diariamente.

Novas pistas

O planejamento em conjunto feito entre a Prefeitura de Curitiba e a Federação do Skate do Paraná prevê ainda novos equipamentos, que serão instalados nas seguintes regiões da cidade: no bairro Campo de Santana (entre as ruas Helena Tortato e Emanoel Ernesto Bertoldi); na praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho (entre as ruas Lothário Boutin e Eloi Orestes Zeglin); na praça da União, na CIC (entre as ruas Sebastião Ribeiro Batista e Senador Accioly Filho); uma nova pista na Praça Afonso Botelho, a ser construída após a Copa do Mundo de 2014, e uma no Moradias Rio Bonito, que faz parte do projeto Viva Barigui. A previsão de entrega dos novos equipamentos é para o ano que vem.