Mudas retiradas

Árvores plantadas em Curitiba em local proibido são removidas de avenida

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Mudas de árvores que foram plantadas irregularmente e sem autorização, no canteiro central da Avenida Comendador Franco, no Uberaba, em Curitiba, foram retiradas do local por funcionários do departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O serviço de remoção foi feito na terça-feira (15).

LEIA MAIS – Planta polêmica é descoberta em jardim de Curitiba! Qual é o perigo que ela carrega?

As mudas foram plantadas por moradores e, de acordo com a prefeitura, estão em um local restrito, onde passam cabos de alta tensão da Copel. Todo o cabeamento aéreo das torres da avenida foi enterrado e passa embaixo da grama do canteiro central da Comendador Franco.

“Quando essas árvores de grande porte ficassem adultas, as raízes iriam atingir esses cabos de alta tensão e poderiam gerar acidentes, atrapalhar a transmissão de energia. Estamos fazendo um projeto de arborização para o local, um trabalho em conjunto com a Copel. Vamos plantar árvores ao longo de toda a avenida, mas será um trabalho planejado”, explicou o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.

LEIA AINDA – Rota do caos em Curitiba: trecho exige dose extra de paciência dos motoristas

Entre as árvores plantadas irregularmente estavam das espécies pau-ferro, pitangueiras e laranjeiras. A remoção das mudas foi acompanhada pelo engenheiro agrônomo Raoni Duarte, do departamento de Arborização e Produção Vegetal.

Engenheiro agrônomo Raoni Duarte, do departamento de Arborização e Produção Vegetal acompanhou a remoção. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

“Aqui é um local de plantio restrito. As pessoas não sabem o que tem embaixo da terra e vão plantando de qualquer jeito. Nossos plantios seguem vários parâmetros como a espécie de árvore certa, a distância do plantio e se há objetos urbanos perto, como fiação elétrica, placas de sinalização ou semáforos”, explicou Duarte.

Após serem removidas, todas as mudas de árvores foram levadas para o Horto Municipal da Barreirinha, onde serão cuidadas com terra especial, vão crescer e depois serão levadas para serem plantadas em locais adequados da cidade. 

Regras para plantar

Em Curitiba, para o plantio em áreas privadas da cidade, não há restrição, mas em via pública, além de autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é preciso seguir algumas regras. 

A escolha das espécies que são plantadas, especialmente em vias públicas, leva em consideração as características das ruas, como a largura da calçada, existência de fiação elétrica, acesso de veículos, rede de drenagem, água e esgoto, gás, iluminação, semáforos, placas e demais equipamentos urbanos.

Outra preocupação das equipes do Meio Ambiente é com o espaçamento entre as mudas plantadas, que deve ser respeitado, de acordo com o seu tamanho, variando de cinco a 12 metros.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.