Jacarandás, corticeiras e mais

Árvores de Curitiba rendem fotos instagramáveis durante a florada; saiba onde

Jacarandás na Avenida Iguaçu. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Curitiba já conta com um colorido diferente nesta primavera. Pelas ruas, praças e parques da cidade é fácil se deparar com a beleza da floração de árvores como os jacarandás, corticeiras, ipês-amarelos e chuva de ouro. Espetáculo da natureza que encanta e rende belas fotos aos curitibanos e turistas.

LEIA MAIS – Cena de filme! PRF persegue carro com helicóptero e viatura até acidente acontecer; Vídeo!

Entre os destaques, estão as corticeiras, que podem chegar a 35 metros e têm flores que desabrocham em setembro e continuam durante outubro. As flores vermelhas das corticeiras enfeitam o Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguaçu, e os parques São Lourenço e Barigui, entre outros locais.

VIU ESSA? Padarias de Curitiba estão vendendo pão francês com descontão; Veja a lista!

Já os jacarandás, com suas flores roxas, florescem de agosto a novembro. O roxo dos jacarandás pode ser visto nos dois lados da Avenida Iguaçu, entre os bairros Rebouças, Batel e Vila Izabel, e também dentro do Passeio Público, o primeiro parque de Curitiba, no Centro.

Intervenções na arborização pública

A gerente de Parques da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Walquíria Pizatto Lima, explica que os parques são áreas remanescentes de florestas e que também sofreram intervenções paisagísticas da arborização pública da Prefeitura.

“Em todo o ano temos árvores de diferentes espécies e com florações de diversas cores e tonalidades nos parques. Agora na primavera temos no Passeio Público composições de jacarandás e de chuva de ouro, com flores roxas e amarelas”, explicou Walquíria. 

Além da beleza, o conforto térmico é um dos benefícios que as árvores trazem ao meio ambiente, além do sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera. Com o desafio 100 mil árvores para Curitiba, a Prefeitura informa que fez o plantio de 400 mil novas árvores, desde 2019. O programa também incentiva a população a plantar árvores, com a entrega de mudas nas Ruas da Cidadania. 

Árvore imponente

A estação da primavera traz a florada dos jacarandás e corticeiras. Na imagem, Tiago dos Reis.
Curitiba, 09/10/2023.
Foto: José Fernando Ogura/SMCS
Thiago dos Reis, no Parque Barigui. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Visitando Curitiba, Thiago dos Reis, morador de Gramado (RS), parou a bicicleta ao lado da ciclovia do Parque Barigui, no último dia 9, para tirar fotos da imponente corticeira que se destaca na paisagem. “É uma árvore bonita, sou fotógrafo e aqui o ângulo ficou muito bom para as fotos e vídeos. Eu estava caminhando e aluguei essa bicicleta para explorar mais o parque, valeu a pena”, contou o turista, que está passando férias em Curitiba.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.