Frente fria

Apesar da trégua, tempo continua instável e vem mais chuva por aí, com risco de alagamentos

Foto: Felipe Rosa

As áreas de instabilidade que passam pela região Sul do Brasil fizeram se cumprir o alerta de chuva divulgado neste domingo (4). Já na manhã desta segunda-feira (5), várias regiões do Paraná foram atingidas, principalmente Curitiba e Região Metropolitana. Nenhuma ocorrência grave foi registrada pela Defesa Civil, que continua com o plantão alerta, pois há risco grande de alagamento.

Segundo o Simepar, até por volta das 10h desta segunda-feira já choveu 0,8 milímetros (mm) em Curitiba. Os acumulados mais significativos de chuva foram de 54,0 mm em Telêmaco Borba, 55,6 mm em Campo Mourão, 68,0 mm em Joaquim Távora (INMET) e 68,4 mm em Nova Tebas (INMET).

Há previsão de chuva para todos os períodos do dia, com condições atmosféricas favoráveis para acumulados de chuvas elevados nas diversas áreas do estado do Paraná. Essa condição climática se estende até, pelo menos, a próxima quarta-feira (7).

Os maiores volumes de precipitação devem ser registrados no interior do Estado. Embora ainda não tenham sido registradas famílias desabrigadas por destelhamento ou destruição pela chuva na região de Curitiba, o Simepar informou que há possibilidade de alagamentos, que estão associados ao transbordamento de rios.

Próximos dias

Segundo o instituto, uma frente fria se desloca pelo oceano, o que faz com que se mantenha a instabilidade sobre o Paraná. A terça-feira (6), assim como nesta segunda-feira, podem ser registradas rajadas de vento fortes, grande incidência de descargas atmosféricas, além de chuvas fortes e concentradas.

Caso seja registrada alguma situação de risco, o plantão da Defesa Civil deve ser acionado pelo telefone 199 ou ainda pelo 153, da Guarda Municipal (GM). A Polícia Militar, pelo 190, e o Corpo de Bombeiros, através do 193, também estão atentos e podem atender à população.