Greve geral

Apesar da greve geral, companhias operam normalmente no Afonso Pena

As companhias aéreas operam normalmente no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, apesar de os aeroviários terem anunciado adesão à greve geral desta sexta-feira (28). Desde o começo da manhã, o aeroporto está aberto para decolagens, mas fechado para pousos por causa da neblina.

A maior dificuldade está no acesso ao Afonso Pena. Um protesto de metalúrgicos e de funcionários das empresas de ônibus fecha a Avenida das Torres, que liga Curitiba ao terminal aeroviário.

Em São Paulo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos funciona normalmente. O Aeroporto de Congonhas também está aberto para pousos e decolagens, embora o Sindicato dos Aeroviários, ligado à Força Sindical, faça uma manifestação no saguão, alertando que os mecânicos aderiram à greve. Os voos seguem normais, de acordo com o aeroporto. O policiamento nas vias de acesso foram reforçados.

Ao longo da madrugada e início da manhã, manifestantes fizeram bloqueios com pneus e fogo nas rodovias Anchieta, Regis Bittencourt e Anhanguera, na chegada à capital, além de Cônego Domênico Rangoni, no litoral. A rodovia Hélio Schimdt, que leva motoristas da capital paulista ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, ficou bloqueada até por volta das 3h30.