Refrescante

Animais do Zoo de Curitiba ganham picolés para aliviar o calor

Foto: Hully Paiva/SMCS

Para suportar a onda de calor, os animais do Zoológico de Curitiba ganharam picolé nesta segunda-feira (25). Nem mesmo Ares, a onça-pintada macho, recusou o petisco. O morador, que nasceu em 2010, recebeu um picolé de extrato de sangue de carne oferecido e preparado pelos tratadores, equipe técnica e biólogos.

Além de Ares, foram distribuídos picolés de frutas e sangue para primatas, canídeos e alguns felinos para ajudar a enfrentar as altas temperaturas registradas nos últimos dias.

LEIA TAMBÉM:

>> Terminal Guadalupe é novela da vida real no Centro de Curitiba; comércios, problemas e muitas histórias

>> Praça de Curitiba virou lixão? Denúncia tem 10 meses e problema continua

Segundo a bióloga e chefe do Serviço de Fauna do Zoológico de Curitiba Nancy Banevicius a ação faz parte da atividade de enriquecimento ambiental garantida aos animais para minimizar o calor.

“Além das frutas refrescantes, frutas congeladas e sorvetes de frutas, os recintos e algumas áreas internas do Zoológico são projetados para um microclima mais fresco, bem como a chuva artificial é acionada para refrescar a temperatura”, disse.

Espécies do zoo recebem picolé para enfrentar calor

Receberam os sorvetes e picolés 15 animais com aptidão para a atividade de enriquecimento ambiental. Dentre as espécies estão onças, pumas, macacos-aranha, mico-de-cheiro, macaco cuxiú, sagui do tufo branco, sagui do tufo preto, cachorro do mato, lobo-guará e raposa do campo.

A puma Mali é um dos animais que saborearam o picolé de extrato de carne. Mali vive no Zoológico de Curitiba desde 2021. Ela foi resgatada do interior do Paraná. Vítima de atropelamento, passou por cirurgia, tratamento com células-tronco, tem problemas neurológicos e motores.

Mali se move devagar, de modo mais lento, mas não rejeitou o picolé. A outra puma, Juma, com 10 anos, também receptiva ao sorvete, é uma sobrevivente de atropelamento de colheitadeira.

A macaca Nikima também adorou o refresco. Nikima foi resgatada de um circo e por isso, segundo a bióloga Nancy Banevicius, possui destreza para segurar o picolé com as mãos e saboreá-lo.

No Zoológico de Curitiba vivem 2.200 animais e 115 espécies. Dessas, 70 espécies são de aves, 35 de mamíferos e 10 de répteis.  

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.