Registro civil

Alteração de nome e gênero em cartório aumenta 162% no Paraná

Foto: Pixabay.

O Paraná tem registrado um aumento significativo de nome e gênero no registro civil.. Ano passado, o estado atingiu um aumento de 162%, com 207 procedimentos  de mudança realizados em cartórios, e em 2023, são 304 atendimentos até o mês de setembro. Um dos motivos que os interessados têm buscado por aqui é o trabalho prestado pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR)

Com atendimento jurídico gratuito nas sedes físicas e também nos mutirões “Meu Nome, Meu Direito“, coordenado pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM), a instituição acolhe a mulheres trans, homens trans e pessoas não-binárias que desejavam realizar a mudança.

LEIA TAMBÉM:

>> Mega obra vai triplicar tamanho de tradicional confeitaria de Curitiba

>> Ipê-branco em Curitiba? Saiba onde encontrar florada que dura poucos dias

O atendimento feito pela Defensoria Pública é o primeiro passo para a efetiva retificação, uma vez que a instituição presta orientação sobre os documentos necessários, o passo a passo, os prazos e a possibilidade de judicialização caso o cartório se recuse a fazer a mudança. Quando a pessoa enfrenta dificuldade para fazer tudo de forma gratuita, a DPE-PR também pode atuar para garantir esse direito por meio de um ofício ao cartório, além de contribuir para a educação em direitos por meio de cartilhas que detalham o procedimento e o que a pessoa deve fazer em seguida para retificar outros documentos, já que a mudança feita em cartório abrange apenas a certidão de nascimento. 

Na opinião da coordenadora do NUDEM, a defensora pública Mariana Nunes, o avanço na garantia do direito à retificação de prenome e gênero por meio dos procedimentos realizados em cartórios civis foi um importante passo na efetivação dos direitos da população trans. “O reconhecimento à identidade de gênero e ao prenome é direito elementar e pressuposto para a efetivação de outros direitos”, afirmou a defensora. 

Um dos casos de mudança de prenome e gênero ocorreu com o U.B., registrado anteriormente com outro nome. Segundo ele, a confirmação nos documentos é uma conquista gigante para o restante da vida. “Dei entrada no processo em fevereiro de 2022, e a decisão veio em julho desse ano. Inicialmente foi alterado o prenome, mas o juiz indeferiu o gênero. Entrei na Justiça novamente e hoje me considero um pangênero. É uma grande conquista, um reconhecimento do que eu sinto, um documento nosso que é verdadeiro”, afirmou U. 

Mutirões como o “Meu Nome, Meu Direito”, projeto iniciado em 2022, e que já contou com cinco edições ( duas em Curitiba e outras três em Maringá, Foz do Iguaçu e na Cadeia Pública de Rio Branco do Sul) ajudam a concientizar a sociedade. 

Conforme a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) do total de atos realizados no ano passado, 48,3% representam pessoas que mudaram o gênero de feminino para masculino, enquanto 45,4% mudaram o gênero de masculino para feminino. Já 6,3% mudaram o gênero, mas não realizaram a mudança de prenome, uma vez que esta é opcional. A alteração realizada em cartório civil também não exige que a pessoa tenha feito cirurgia de redesignação sexual.

Como fazer mudança de prenome e gênero?

Para realizar o procedimento de forma extrajudicial, deve ser reunida uma série de documentos que serão apresentados no cartório de registro civil:

  • Documentos de identificação pessoal (devem ser apresentadas as vias originais e as cópias)
  • Cópias do Registro Geral de identidade (RG) ou da Identificação Civil Nacional (ICN)
  • CPF
  • Título Eleitoral
  • Passaporte Brasileiro (se tiver)
  • Certificado de reservista ou de dispensa do serviço militar obrigatório para mulheres trans
  • Certidão de nascimento atualizada (expedida nos últimos 6 meses)
  • Certidão de casamento atualizada, se a pessoa for ou tiver sido casada (expedida nos últimos 6 meses)

Para mais informações, acesse a cartilha completa elaborada pela Defensoria.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.