Alto da XV

Acidente de trânsito faz trem ficar parado por 20 minutos, bloqueando cruzamentos

O trem ficou parado por aproximadamente 20 minutos até o fim do atendimento do Samu no Alto da Rua XV, em Curitiba. Foto: Raquel Derevecki/Gazeta do Povo

Um trem precisou parar seu trajeto por cerca de 20 minutos no final da manhã desta segunda-feira (2) por causa de um acidente de trânsito no bairro Alto da XV, em Curitiba. A situação aconteceu na esquina entre as ruas Reinaldino de Quadros e Padre Germano Mayer, onde um ciclista foi atingido por um veículo próximo ao trilho do trem.

O empresário Gustavo Wadouski, de 25 anos, trabalha em frente ao local da colisão e acompanhou todo o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) perto das 12h. “O ciclista estava de capacete, mas não se levantou após ser atingido pelo carro. Então, chamaram a ambulância e, bem na hora que ela chegou, estava vindo o trem”, disse.

Como a ambulância do Samu estacionou bem próximo à linha férrea para o atendimento, a locomotiva fez uma pausa de quase 20 minutos. Com isso, o trem bloqueou alguns cruzamentos da região. “Sei que ele fechou a Rua Reinaldino e também a Souza Naves”, informou o porteiro Saul Correia Pereira, 64.

Segundo o guardador de carros Terezio dos Santos, 61, o congestionamento ficou intenso na região e muitos motoristas que não entendiam o que estavam acontecendo e começaram a buzinar para reclamar. “Eles só sabiam que o trem estava parado e prejudicando a passagem deles”, disse. No entanto, o atendimento do Samu foi rápido e o caminho logo foi desobstruído. “Aí o trem passou rápido por aqui porque não era muito longo”, comentou.

De acordo com a Rumo Logística, empresa responsável pelos trens de carga que cortam Curitiba, o trem permaneceu parado durante todo o atendimento à vítima do acidente. Não foi informado o número de vagões que ele carregava e nem a lista de cruzamentos que foram afetados pelo imprevisto.

Fora dos trilhos