Cemitério de veículos

Abandono! Pátio do Detran em Curitiba lotado de carros e sucata preocupa vizinhos

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

O depósito de carros do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PR), na Rua João Bettega, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), está causando preocupação nos vizinhos do imóvel. São carros empilhados, alguns deles com vidros quebrados e com água acumulada, que podem virar criadouro do mosquito da dengue. Veja fotos abaixo.

LEIA MAIS – Polícia desmonta quadrilha e manda 7 pra cadeia; veja o vídeo de prisão

Aliás, a doença resultou uma nova morte no Paraná na última terça-feira (4). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o óbito com quase 3 mil casos no estado. Somente nesta semana, foram registradas mais de 16 mil notificações de novos casos suspeitos da doença.

LEIA AINDA – Fim da correria! Detran-PR tem novo horário de atendimento ao público

Ao todo, desde o início deste período epidemiológico, em agosto de 2022, são 102.021 notificações, 48.128 casos descartados, 14.032 casos confirmados e 12 mortes. A última morte é de uma mulher (56 anos) que residia em Santa Terezinha do Itaipu, no Oeste. A morte foi registrada em 13 de março deste ano.

Carros empilhados

Quanto ao posto do Detran, é possível perceber nas imagens do lado de fora do terreno de 36,424 metros quadrados que foi adquirido por R$ 3,3 milhões em 2005, centenas de carros abandonados. Esses veículos são leiloados, após a não retirada do pátio pelos proprietários dentro dos prazos e na forma da legislação de trânsito.

Fotos: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Com o acúmulo de carros no mesmo espaço, alguns deles são empilhados. A partir disso, sujeira, mato alto e abandono aparecem rapidamente. Para piorar, muitos veículos estão sem vidro, com a lataria amassada e carrocerias sem cobertura. Quando chove, acumula a água da chuva, virando possíveis criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

E aí Detran?

Em nota, o Detran informou que busca constantemente melhorias e adequações em todas as áreas de responsabilidade do órgão. Afim de suprir as necessidades relacionadas aos pátios de veículos, o Detran-PR está tomando as seguintes medidas:

Credenciamento – Já está disponível o credenciamento de novos leiloeiros para a execução de leilões. Na segunda-feira (10), será feito o sorteio da ordem dos leiloeiros via canal público.

Leilões – Está previsto para este semestre sete leilões que irão contemplar
mais de 14 mil veículos em todo Estado, que aguardam apenas a ordem acima mencionada.

Concessão dos pátios – O projeto, que já está em fase avançada, prevê a implantação e modernização dos pátios, prestando serviços de remoção, guarda e liberação de veículos apreendidos pelo órgão autuador em todos os municípios do estado, com mais qualidade e praticidade ao cidadão paranaense. Na nota, o órgão estadual reforça que periodicamente são feitos serviços de controle de zoonoses nos pátios distribuídos pelo Estado.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.