Curitiba ganhará mais três US 24 Horas em 2006

saude2040106.jpgA Unidade de Saúde 24 Horas Pinheirinho será a primeira das três unidades que funcionam dia e noite a serem entregues em 2006. As próximas serão as US 24 Horas Cajuru e CIC. Os três equipamentos serão construídos na planta nova, com área de mil metros quadrados, para abrigar o pronto atendimento infantil.

As cinco unidades 24H já existentes serão ampliadas, dobrando de tamanho, para também abrigar o pronto atendimento infantil. A estimativa inicial é de 17 mil consultas médicas por mês. As US 24 Horas dispõem de leitos pré-hospitalares e suporte das ambulâncias do SAMU.

Em 2005, primeiro ano da administração Beto Richa, os avanços na saúde foram marcados pelo início das obras de ampliação das unidades 24 Horas do Sítio Cercado, Boqueirão e Fazendinha, pela contratação de mais médicos e pela garantia de recursos para construção de novos equipamentos em 2006.

No ano passado foram entregues também 12 Espaços Saúde – locais destinados a atividades da comunidade -, retomadas as obras da US 24h Pinheirinho, concluída a US Umbará e iniciada a construção das unidades básicas de saúde Monteiro Lobato e Rio Bonito.

A prefeitura também lançou a pedra fundamental da Unidade 24 H da CIC e entregou os novos prédios das unidades Sagrado Coração, no Pinheirinho; Aurora, no Portão, e Esperança, no Atuba. O prefeito Beto Richa ainda entregou a 108ª unidade de saúde de Curitiba, a Unidade Pantanal, no Alto Boqueirão.

A Unidade Pantanal beneficia as 700 famílias da Vila Pantanal, mais de 3 mil moradores, que até hoje eram obrigados a atravessar trilhos de trem para ter acesso à escola ou buscar atendimento médico. As consultas eram feitas na Unidade de Saúde Jardim Paranaense.

Unidades básicas

A nova US Umbará vai desafogar o atendimento da US Palmeiras, cuja área de abrangência envolve 25 mil pessoas. A previsão é de atender a 12 mil usuários das regiões do Umbará e Marupiara. A unidade estará Vinculada ao Programa Saúde da Família (PSF), com equipe completa de médicos generalistas, profissionais de enfermagem e agentes comunitários.

A US Umbará também terá clínica odontológica e ofertará atendimento pelos programas de atenção ao adulto, idoso, mulher, criança e Mãe Curitibana, além de grupos de hipertensos e diabéticos. Haverá acesso para portadores de deficiências e balcão na recepção adaptado para pessoas que usam cadeiras de rodas.

A US Rio Bonito será construída no bairro Campo Santana. Vai desafogar o atendimento da US Dom Bosco, com uma previsão de atendimento de 16 mil usuários. Também funcionará nos moldes do PSF, com clínica odontológica e Espaço Saúde já integrado à unidade, além de acesso completo para portadores de deficiências.

Terá atendimento pelos programas de atenção ao adulto, idoso, mulher, criança e Mãe Curitibana, além de grupos de hipertensos e diabéticos. Será a primeira unidade a ser construída com planta nova, de 850 m² de área construída, com dois pavimentos, o que representa maior conforto aos usuários e mais consultórios.

A US Monteiro Lobato, também no Campo Santana, vai desafogar o atendimento da US Santa Rita. A previsão de atendimento é de 15 mil usuários de sete vilas: Monteiro Lobato A; Monteiro Lobato B; Vila Evangélica; Ludovica; Cerâmica Santa Ana; Habitalar e Otimburi. Estará vinculada ao PSF, terá clínica odontológica, Espaço Saúde integrado à unidade e área de 850 m².

Convênio

Um convênio entre a prefeitura e o Governo do Estado, no valor de R$ 20 milhões, vai garantir neste ano de 2006 a compra de equipamentos e obras de construção ou reconstrução de nove unidades básicas de saúde. São cinco US com planta de 510 m² – Vitória Régia (nova), na CIC; Vila Leão (reconstrução), no Portão; Butiatuvinha (reconstrução), Santa Felicidade; Barreirinha (reconstrução), Boa Vista; Xaxim (reconstrução), Boqueirão.

As outras quatro unidades terão a planta nova, de 850m² – Vila Sandra (nova), na CIC; US Iracema (reconstrução.), Cajuru; Sambaqui (nova), Bairro Novo; Barigui (reconstrução), CIC. Ainda para o ano que vem estão previstas a seguintes obras: Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); Unidade de Saúde Mãe Curitibana; Espaço Saúde Erico Verissimo; Espaço Saúde Moradias Augusta e Centro de Controle de Zoonoses.

Voltar ao topo