Crise aérea derruba intenção de viagem, confirma FGV

Pelo segundo mês consecutivo, a crise do setor aéreo derrubou as intenções de viagem de férias do consumidor brasileiro. Segundo informou o coordenador de Análises Conjunturais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Aloísio Campelo, de novembro para dezembro caiu de 36,1% para 34,2% o porcentual de consumidores entrevistados que pretendem viajar de férias. "É muito pouco para essa época do ano. Em dezembro do ano passado, essa parcela era de 44,3%", comparou

Segundo ele, a crise também desmotivou o consumidor a viajar de avião. De acordo com ele, de novembro para dezembro, passou de 35,7% para 33,2% a parcela dos consumidores que pretendem usar esse tipo de transporte nas férias. Em dezembro do ano passado, esse porcentual era de 39,7%.

"Há dois movimentos aí. Um deles é que, com essa crise, uma menor quantidade de pessoas pretende viajar de férias. E o outro é que ainda há uma parcela de consumidores indecisos, que ainda não sabem o que vão fazer nas férias", afirmou.

De acordo com ele, em dezembro deste ano, o porcentual de consumidores que informaram "não saber" que tipo de transporte utilizar para viajar de férias ficou em 13,5% – em dezembro do ano passado, essa parcela era de apenas 3%

Campelo comentou que a FGV já tinha detectado esse movimento dos consumidores em novembro do ano passado. "Todo esse transtorno causado pelo problemas nos aeroportos deve influenciar o setor de turismo como um todo no País", alertou.

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