Cresce 5,74% o número de pessoas atendidas pelo PPD

De janeiro a junho deste ano, o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PPD), vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (Setp), inseriu no mercado de trabalho 534 deficientes, um número superior ao mesmo período do ano passado, quando foram colocados 505. O número de vagas ofertadas subiu de 1.485 em 2003, para 1.704 em 2004. “Acredito que chegaremos ao fim deste ano com mais de mil deficientes trabalhando, por meio do PPD”, afirma o coordenador estadual do projeto, Simão Stczaukoski.
Obstáculos, como a falta de qualificação e o preconceito por parte do empresariado, têm sido superados através de algumas iniciativas do PPD. “A mais recente parceria que firmamos com o Senai, a Sindimetal e a Bosch deu a oportunidade para que 20 deficientes fossem capacitados e inseridos imediatamente no mercado de trabalho”, conta Simão. O próximo curso, que tem um custo de cerca de R$ 13 mil, está previsto para o final do mês de agosto. Para 2005, serão mais quatro turmas.
A Secretaria também orienta os empresários quanto à contratação dos deficientes. “Avaliamos as necessidades da empresa e indicamos onde um deficiente se encaixa para realizar determinada função, procurando sensibilizar os funcionários para a inserção desse deficiente”, explica o coordenador.

Funcionamento ? O Programa de Apoio a Pessoa com Deficiência funciona nas Agências do Trabalhador em todo o estado. Para se inscrever, basta procurar uma Agência ou Posto de Atendimento e apresentar documentos pessoais e currículo. Em Curitiba, é possível tirar dúvidas pelo telefone (41) 322 7411.

Voltar ao topo