Continuam crescendo as vendas do comércio varejista, diz IBGE

As vendas do comércio varejista continuam em trajetória ascendente pelo décimo mês consecutivo. Em setembro, o volume de vendas cresceu 8,87% na comparação com setembro do ano passado, enquanto a receita nominal aumentou 13,54% na mesma comparação.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre as 27 unidades da Federação, 25 tiveram crescimento no volume de vendas. As exceções foram Roraima e Piauí.

O setor de móveis e eletrodomésticos, com alta de 20,32% nas vendas, lidera o ranking pelo terceiro mês consecutivo, apesar de mostrar uma diminuição do ritmo de crescimento no indicador mensal. Mesmo em segundo lugar nas vendas, o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumos voltou, segundo o IBGE, a ser o principal responsável pelo desempenho do comércio varejista, apresentando crescimento do volume de vendas de 3,84%, em agosto, para 9,17%, em setembro.

O segundo melhor desempenho veio do segmento de veículos, motos, partes e peças, com taxa de 15,44%. Tecidos, vestuário e calçados, com crescimento de 4,05% nas vendas, reverte o cenário de redução de taxas de desempenho iniciado há quatro meses. A atividade de combustíveis e lubrificantes, depois de um bimestre de queda do ritmo de crescimento, também reverte o quadro de desaceleração, com aumento de 4,03% sobre setembro de 2003.

A pesquisa mostra, no entanto, que apesar do crescimento no conjunto das atividades em relação a agosto, a variação do volume de vendas no acumulado do ano continua diminuindo, com taxa de 9,32% para os nove primeiros meses de 2004. Já o resultado acumulado nos últimos 12 meses permanece ascendente, com variação de 6,72%.

Voltar ao topo