Conab estima em 120,3 milhões de toneladas safra nacional de grãos

O sétimo levantamento da safra nacional de grãos 2005/2006, divulgado hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima em 120,3 milhões de toneladas a produção para esse período. Segundo o presidente da Conab, Jacinto Ferreira, há uma leve recuperação de preços dos principais produtos, motivada pelo pacote agrícola anunciado recentemente pelo governo e pela recuperação do câmbio, que favorece os produtores.

"Não dá para dizer que já passou o pior, mas pode-se dizer que as medidas solicitadas pelo setor do agronegócio brasileiro foram atendidas pelo governo". Ferreira disse que, com as medidas, já podem ser esperadas melhores condições para os produtores do que as de alguns dias atrás.

O levantamento estima uma diminuição da área plantada. De acordo com a estimativa, a área plantada em 2005/2006 foi de 49,1 milhões de hectares na safra passada e, para o período 2006/2007, a área deverá ser de 47,1 milhões de hectares, com redução é de 3,9%. Para a produção de grãos, está prevista queda de 13,7%. Jacinto Ferreira atribuiu a redução a dois fatores: "preços do mercado e descapitalização dos produtores."

O sétimo levantamento da safra de grãos foi realizado entre os dias 21 e 27 de maio por 87 técnicos da Conab que visitaram 590 municípios. Foram consultados 850 informantes (técnicos de cooperativas, empresas de assistência técnica públicas e privadas, agentes financeiros e fornecedores de insumo).

As culturas pesquisadas foram as de arroz, feijão, milho, soja, girassol, mamona, sorgo, trigo, aveia, centeio, cevada e triticale.

Voltar ao topo