Comitiva empresarial e governamental na França promove Paraná para europeus

Recebida na Embaixada do Brasil em Paris, a comitiva empresarial e governamental paranaense liderada pelo governador Roberto Requião abriu os eventos da ?Semana do Paraná na França?. Com a presença de representantes da Câmara de Comércio e Indústria de Paris e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi) – instituição que promove oportunidades de desenvolvimento industrial em países emergentes – o governador apresentou o Paraná para um público de 120 pessoas.

?Esta missão vai aproximar empresas européias e paranaenses através da organização de encontros de negócios, programas de transferência de tecnologia e parcerias estratégicas?, disse o governador do Paraná. ?Com 45 empresários de diversos setores industriais e líderes de entidades estaduais, municipais, acadêmicos, de saúde e tecnologia, esta é a hora de abrir novas portas e ampliar nossas exportações para a França que, em 2004, chegaram a US$ 425 milhões?, afirmou.

Ao lado de Requião, representantes de entidades como a Petrobrás, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) também ouviram do governador as oportunidades de negócios que o Paraná pode estreitar com a França. Requião disse que o Paraná tem grande potencial agroindustrial, é o maior produtor de orgânicos do Brasil e conta com o maior porto graneleiro do mundo.

O secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, acrescentou que o governo do Paraná quer proporcionar às empresas de pequeno e médio portes novos meios para inserção no mercado europeu. ?Vamos incrementar o número de empresas integradas neste intercâmbio e também o número de produtos comercializados?, afirmou.

Convidados

A cerimônia de apresentação do Paraná por Requião também contou com a presença de 30 trainees e estudantes brasileiros da Universidade do Estado de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica São Paulo. ?Eles foram convidados pela embaixada brasileira para aprender com o Paraná como elaborar e executar uma missão empresarial e governamental no exterior?, explicou o coordenador de Assuntos Internacionais e do Mercosul do governo do Paraná, Santiago Gallo. ?Representantes da Petrobrás também participaram para atestar o crédito do governo do Estado junto ao governo federal?, disse Gallo.

Participando de rodadas de negócios em Paris e Lyon, a missão congrega 66 empresas paranaenses. Fecharam parceria para a missão à França o Centro Internacional de Tecnologia de Software (Cits), de Curitiba, Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região (Adetec), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fundação Pró-Renal, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e representantes da instituição das Cooperativas Agropecuárias do Paraná (Ocepar), englobando cooperativas agrícolas de todo o Estado.

Programa

Durante a missão em Paris, estão programados seminários empresariais e governamentais como visitas técnicas a empresas, audiências com autoridades francesas e representantes do governo brasileiro no país. Nesta terça-feira (11), os empresários conheceram a Câmara de Comércio e Indústria de Paris e visitaram diversos centros industriais, principalmente de setores como madeira, mobiliário, indústrias mecânicas, vestuário e software.

O governador também participou de um encontro oficial com a Mouvement des Entreprises de France (Medef), instituição similar à Confederação das Indústrias. A Medef agrupa corporações, que juntas somam um faturamento de 600 milhões de euros. Estavam presentes o presidente mundial do Conselho de Administração da Renault, Louis Schweitzer, e o diretor da Renault na França, Jean Marie Hurtiger.

Voltar ao topo