Comissão aprova convites a Henrique Meirelles e Cássio Casseb

A Comissão de Fiscalização e Controle do Senado aprovou há pouco, em votação simbólica, dois requerimentos, convidando os presidentes dos Bancos Central (BC) Henrique Meirelles, e do Brasil (BB), Cássio Casseb, a comparecerem ao Senado. O primeiro pedido é do líder do PTB na Casa, Duciomar Costa (PA), convidando Meirelles para prestar esclarecimentos “a respeito da estratégia de atuação no banco enquanto agente de fomento de acesso à crédito, em particular, no que tange à população de baixa renda e microempresários”.

A segunda solicitação, do líder do PSDB, Artur Virgílio (AM), convida Casseb para falar sobre os critérios de distribuição de patrocínio da instituição financeira. Virgílio cita, entre os casos, o que foi pedido pela dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, no valor de R$ 5 milhões, que reverteram para o PT a renda de dois shows. O presidente da comissão, Ney Suassuna (PMDB-PB), disse que não tem como impedir os senadores de questionarem os presidentes do BC e do BB sobre as denúncias de que são alvo.

Segundo Suassuna, a palavra será franqueada aos senadores. Vice-líder do governo, ele assegurou que o Planalto “quer transparência e não tem interesse em sonegar nenhuma informação da opinião pública”. Nenhum parlamentar da administração federal estava presente à sessão extraordinária da Comissão de Fiscalização.

Voltar ao topo