Comércio varejista retraiu 2,7% nas vendas em setembro

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro, em setembro, caiu 2,72% em relação a igual mês do ano passado, porém em ritmo menos acentuado do que em agosto, quando houve variação negativa de 5,81%.

Há 10 meses o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem registrando retração nas vendas do comércio. Em setembro, a taxa também foi a menor verificada desde fevereiro (-1,60%). No ano, as vendas no comércio acumulam baixa de 5,18%. Nos últimos 12 meses 4,25%.

Segundo o economista Nilo Lopes de Macedo, da Coordenação de Comércio e Serviço do IBGE, a retração dos indicadores deve-se, sobretudo, à queda das taxas de juros e maior volume de recursos para crédito. A isso soma-se o melhor desempenho da indústria e o crescimento da taxa de emprego. O que ainda entrava o processo de expansão das vendas do comércio, segundo o economista, é o baixo rendimento do trabalhador.

Embora o volume de vendas em setembro permaneça negativo, a receita nominal do setor apresentou taxas de crescimento de 14,47% sobre setembro de 2002, de 14,54% no acumulado do ano e de 13,43% no acumulado dos últimos 12 meses.

Voltar ao topo