Começa nesta sexta a maior competição esportiva escolar no Paraná

Começa nesta sexta-feira (07) a primeira etapa da fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná. A competição é considerada a maior entre escolas da rede pública e privada no Estado por mobilizar mais de 350 mil participantes em todas as fases – municipais, regionais e final, e encerra esta primeira disputa no dia 13 de abril nos municípios de Bom Sucesso do Sul, Cascavel, Castro, Irati, Itapejara do Oeste, Nova Aurora, Nova Prata do Iguaçu, Quatro Barras, Santa Cruz do Monte Castelo, São João do Ivaí e Wenceslau Braz.

De todas as competições que serão realizadas em 2006, como os Jogos Abertos, da Juventude e os Universitários Paranaenses, os Jogos colegiais do Paraná, que envolvem alunos do ensino médio, mobilizam maior número de participantes. Agora, nas fases regionais ? de 7 a 13 e de 21 a 27 de abril e em maio de 5 a 11 – devem participar mais ou menos 80 mil alunos. ?Na final, que será realizada em julho, na capital, espera-se a participação de 18 mil alunos?, calcula o diretor de Esporte da Paraná Esporte, Lester Pinheiro.

As fases regionais são disputadas em sete modalidades: basquetebol, handebol, futebol de campo, futsal, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A final entra também atletismo, ginástica rítmica, futebol de botão e natação. Os Jogos Colegiais, nas fases regionais, são disputados por equipes representantes dos municípios ? uma única por modalidade, sexo e classes (B, na faixa etária de 12 a 14 anos, e A, de 15 a 17 anos) e classificam-se apenas as vencedoras para a final, de 7 a 20 de julho, em Curitiba. Participam também alunos que recebem educação especial, divididos em duas classes (B, de 12 a 14 anos, e A, de 15 anos em diante). Mais informações sobre os Jogos Colegiais estão no site ?www.pr.gov.br/jogoscolegiais/2006.

Esporte no Paraná

Nunca se praticou tanto esporte no Paraná como nos três últimos anos. Projetos importantes foram criados como o Segundo Tempo, em parceria com o governo federal, outros retomados, como os Jogos Colegiais, Jogos Universitários e o Viva o Verão, e alguns ampliados, como o Rexona, Jogos da Juventude e Jogos Abertos.

A política atual do Governo na área de esporte é de estimular a prática esportiva entre todos, além de formar novos talentos esportivos, utiliza o esporte para formar cidadãos, contra as drogas, a marginalidade e a ociosidade. Entende-se que é na escola que está a matéria prima do esporte de base.

Os Jogos Colegiais envolvem hoje alunos da rede pública e privada de ensino, e além de estimular a prática esportiva, a competição é uma ferramenta de integração. Entre os participantes, 10% são portadores de necessidades especiais. Há ainda a participação de alunos de educandários (casas de recuperação de adolescentes em conflito com a lei) e de assentamentos rurais, como a Valdiléia Martins, de Querência do Norte. Ela é hoje uma referencia esportiva do Estado – a atual vice-campeã brasileira de salto foi descoberta nos Jogos Colegiais e como ela, existem vários outros exemplos.

Voltar ao topo